ZONA FRANCA DE MANAUS: TEMOS NOVOS INIMIGOS. ALGUÉM AVISA AO KASSAB E À PRESIDENTE DILMA.

Todos nós batemos palmas, eu no meio, à Presidente Dilma quando ela encaminhou a proposta de unificação das alíquotas interestaduais de ICMS em 4%, ressalvando o direito da Zona Franca de Manaus de continuar com 12%.

Igualmente todos nós aplaudimos, e eu o fiz daqui da minha modesta tribuna, a simpática ação do Prefeito Kassab de trazer no último domingo o apoio do PSD em favor da Zona Franca.

Ao que parece, no entanto, tanto a presidente quanto o Kassab se esqueceram de combinar com os “russos”, como bem disse Garrincha em 58 para o técnico Feola.

Vejam o que aconteceu ontem no Senado e na Câmara.

No Senado o relator da unificação do ICMS, Delcídio do Amaral do PT, partido da presidente, anunciou que vai reduzir a alíquota do Amazonas de 12% para 7% e aumentar as dos demais estados do Norte, Nordeste e Centro Oeste de 4% para 7%. As vantagens comparativas do Amazonas vão para o espaço.

Ou seja, a presidente deve ter se esquecido de falar com ele. Ou, então, e isso é grave, fez um jogo de cena conosco. Mandou daquele jeito para depois que nem Pilatos no credo lavar as mãos e dizer que a culpa foi do parlamento. Não creio que seja isso, mas pode ter sido.

Já na Câmara o deputado Julio Cesar do PSD do Piauí, partido do Kassab, profundamente magoado porque seu estado perdeu duas cadeiras de deputados federais por conta de ação junto ao TSE da Assembléia Legislativa do Amazonas, apresentou emenda ao projeto da presidente de prorrogar a Zona Franca por 50 anos reduzindo esse prazo para 10 anos. É hoje o mais preparado adversário da Zona Franca com discurso na ponta da língua.

Faço esses registros com o pedido de que o PT do Amazonas, à frente o sempre diligente e amigo João Pedro, e o PSD, do não menos dedicado às boas causas e amigo governador Omar Aziz alertem a presidente e o Kassab de que os “russos” estão fazendo tudo ao contrário do combinado.