A Internet avança numa fatia maior do bolo da publicidade. Isso está acontecendo no mundo inteiro. Nos Estados Unidos já tem mais espaço do que a mídia impressa. Aqui no Brasil, ainda não, mas obviamente caminha na mesma direção. É por essa razão que a mídia impressa está oferecendo a alternativa digital, numa disputa onde o leitor só tem a ganhar.
Leia o texto abaixo retirado do GLOBO TECNOLOGIA:
NOVA YORK e SÃO PAULO. Pela primeira vez na história, o gasto com publicidade on-line nos EUA ao longo do ano será maior que o da mídia impressa, segundo pesquisa do eMarketer divulgada ontem pelo “Wall Street Journal”. Quando acabar 2010, anunciantes terão investido US$ 25,8 bilhões na internet, contra US$ 22,8 bilhões em jornais e revistas. Essa mudança no mercado vinha se desenvolvendo com a gradativa migração do público do papel para os meios digitais, especialmente na última década.
Segundo a pesquisa, o gasto com publicidade na mídia impressa americana cairá 8,2% este ano, e espera-se outra queda de cerca de 6% para 2011, diz o eMarketer. Essa tendência de queda vem ocorrendo desde 2006.
O investimento em publicidade geral nos EUA, no entanto, deve crescer 3%, chegando a US$ 168,5 bilhões.
Aqui no Brasil, a receita com publicidade on-line chegou a R$ 933 milhões entre janeiro e outubro passado. Foi um aumento de 28%, quando comparado ao mesmo período de 2009, de acordo com os números divulgados ontem pelo Projeto Inter-Meios.
Segundo o levantamento, os anúncios on-line respondem por 4,41% do total de investimentos em publicidade no Brasil.
A TV aberta detém 63,2% do total da receita na publicidade brasileira, com R$ 13,4 bilhões – aumento de 26% em relação a 2009.
No total, a publicidade brasileira faturou R$ 21,1 bilhões nos dez primeiros meses do ano. Foi um crescimento de 20,6% em relação ao mesmo período do ano passado.