Vereador quer discussão sobre mobilidade urbana em Manaus

O vereador Elias Emanuel (PSB), voltou a cobrar um sistema viário integrado na cidade de Manaus, como solução para os transtornos no trânsito, enfrentados diariamente pela população local. Em seu discurso nesta manhã (24) na Câmara Municipal (CMM), ele ressaltou que a simples chegada de ônibus novos para a capital não significa a solução para o problema da mobilidade urbana.

“A Câmara tem que enfrentar essa situação e chamar para si essa discussão de projetos de mobilidade, como o BRT e o monotrilho”, disse o parlamentar. Ele pontuou que os veículos novos do transporte coletivo “estão aí”,mas os terminais de ônibus e de integração estão depredados, além de não haver pistas e corredores exclusivos para o fluxo desses veículos. “Somente ônibus novos não resolve. Não tem graça andar nesses ônibus e ficar preso num engarrafamento”, ironizou Elias.

Ele lembrou que existem recursos federais da ordem de R$ 800 milhões direcionados para investir em mobilidade urbana de Manaus. Entretanto, se não forem utilizados até o final deste ano, a presidente da República, Dilma Rousseff, já alertou que serão retirados da cidade e destinados para outra capital que esteja com seus projetos de mobilidades estartados. “Temo que Manaus esteja perdendo uma ótima oportunidade. Recurso existe”, alertou.

Conforme o vereador, em recente conversa com o secretário municipal de Infraestrutura (Seminf), Américo Gorayeb, o projeto do Bus Rapid Transit (BRT), criado pela Prefeitura de Manaus, já recebeu sinal verde do Tribunal de Contas da União (TCU), Ministérios Público Estadual e Federal (MPE/MPF) e Caixa Econômica Federal (CEF), mas não consegue sair do papel.

Ele adiantou que vai apresentar um requerimento à Mesa Diretora da Casa, solicitando as presenças de Gorayeb e de representantes do governo do Estado na Câmara, para tratar dos projetos de mobilidade, a exemplo do BRT e monotrilho, a fim de saberem onde está realmente o gargalo. Apesar de ter recebido sinal verde, o projeto municipal tem como avalista junto ao governo federal, o governo do Amazonas.

As presenças das autoridades municipais e estaduais devem acontecer dentro de um fórum de discussão de mobilidade urbana que a Câmara está programando para acontecer em breve, em suas instalações.

Da assessoria do vereador Elias Emanuel.