Há muita desinformação sobre o Mercosul, em geral, e sobre a entrada da Venezuela, em particular.
Muitos falam sobre o Mercosul sem saber, ao certo, do que se trata. Ele é formado por Argentina, Brasil, Paraguay e Uruguai, suas decisões tem que ser unânimes e caracteriza-se por ter livre circulação de mercadorias entre os países que o formam, bem como uma tarifa comum aos quatro membros em relação ao restante do mundo.
Ou seja, é uma união aduaneira, só isso e nada mais.
Quanto à entrada da Venezuela ela ainda não ocorreu porque o Paraguay ainda não aprovou. Como as decisões são obrigatoriamente unânimes só acontecerá quando o menor país do Mercosul aprovar. Se não aprovar, nada feito e fim de papo. Apesar disso, até nos mapas já é incluída a Venezuela como o mais novo integrante do Mercosul.
Agora, se entrar e quando entrar, terá que se submeter às duas condições antes descritas: liberdade do comércio entre os produtos dos países membros e praticar em relação ao mundo as mesmas tarifas praticadas pelo bloco.
O Mercosul é só isso e nada mais.
Dio, penso o seguinte:
Esse “doido” do chávez, pode atrapalhar as relações comerciais do bloco no futuro.
Se por um acaso, o que for viável, numa relação adiante para todos os membros, com exceção do título “miss universo”, e aí ele, ou quem o substitua, ficar fazendo maior onda pra não aprovar, aí eu quero ver!!!!!!
O BRASIL, NÃO deve se aliar a países que ficam fazendo Marmota.
Dio penso, logo existo!