Recebi de um engenheiro amigo um estudo em que compara o projeto que deixei pronto para resolver o eterno engarrafamento do cruzamento da Efigênio Sales com Umberto Calderaro, antiga Paraíba, com o projeto que está sendo implantado pela atual administração. Veja as fotos e as explicações e tire suas conclusões.
Veja como seria o projeto do Prefeito Serafim:
a) O motorista que seguisse pela Umberto Calderaro poderia seguir no mesmo nível para o Parque Dez, fazer conversão à direita no sentido da Bola do Coroado e à esquerda no sentido do Viaduto Miguel Arraes. Quem saísse do Posto Tupinambá pelo lado da Umberto Calderaro teria essa mesma liberdade nos três sentidos;
b) Quem trafegasse pela Efigênio no sentido Bola do Coroado – Viaduto Miguel Arraes poderia retornar no cruzamento (no mesmo nível) e voltar à Bola do Coroado, seguir direto através da passagem subterrânea (e não de nível, pois só é passagem de nível quando está no mesmo nível e cruza com linha de trem) ou fazer conversão à direita no sentido do Parque Dez;
c) No sentido Viaduto Miguel Arraes – Bola do Coroado o motorista poderia retornar no cruzamento (no mesmo nível) e voltar no sentido do Amazonas Shopping ou seguir direto pela passagem subterrânea até a Bola do Coroado. Nesse mesmo sentido, para seguir em direção ao Parque Dez, teria que entrar antes à direita na Rua Stênio Neves, seguir até a Umberto Calderaro e descer em direção ao Parque Dez. Quem saísse do Posto Tupinambá pela Efigênio Sales poderia retornar (no mesmo nível) no cruzamento e voltar em direção ao Amazonas Shopping.
Veja como ficou o projeto do Prefeito Amazonino:
a) O motorista que descer pela Umberto Calderaro poderá ir ao Parque Dez passando direto por baixo da passagem subterrânea, fazer conversão à direita no sentido da Bola do Coroado e fazer conversão à esquerda no sentido do Viaduto Miguel Arraes, não sem antes seguir até o passeio do Mindú, fazer retorno à esquerda através de uma alça, voltar pelo contra fluxo da Umberto Calderaro e então dobrar à direita no sentido do Viaduto Miguel Arraes;
b) Quem trafegar no sentido Bola do Coroado – Viaduto Miguel Arraes poderá seguir em frente no mesmo nível, dobrar à direita no sentido do Parque Dez ou retornar à Bola do Coroado seguindo direto até a Rua Adelson Veras, primeira rua à direita depois do Viaduto Miguel Arraes, ir até a Av. Mario Ypiranga, subir o Viaduto Miguel Arraes à esquerda e seguir direto em direção à Bola do Coroado;
c) No sentido Viaduto Miguel Arraes – Bola do Coroado o motorista poderá seguir direto no mesmo nível até a Bola do Coroado. Se quiser retornar deverá seguir direto até a Av. Via Láctea no Conjunto Adrianópolis, seguir por ela, dobrar na primeira rua à direita, seguir sempre à direita até chegar na Umberto Calderaro, passar por baixo da passagem subterrânea, retornar na alça do Mindú e então dobrar à direita na Efigênio Sales em direção ao Amazonas Shopping. O mesmo trajeto pode ser feito para acessar o Bairro Parque Dez passando direto por baixo da passagem subterrânea.
d) Quem sair do Posto Tupinambá e quiser ir ao Parque Dez pelo lado da Umberto Calderaro terá que se espremer lá no canto do posto e tentar cortar o tráfego para acessar a passagem subterrânea. Se quiser seguir em direção ao Amazonas Shopping terá que fazer o mesmo procedimento anterior, retornar na alça do Mindú, voltar no contra fluxo e dobrar à direita na Efigênio Sales.
Quando uma nova gestão assume, obrigatoriamente ela tem de mudar ou pode mudar os projetos que ja foram aprovados?
Pela foto, realmente, complicará o fluxo e deslocamento. Até porque as lateriais estão mais estreitas e se for analisar com planejamento daqui 5 anos isso terá engarrafamento do mesmo jeito.
:/
[]’s
deco.
Parabéns Prefeito SERAFIM, o seu projeto para Av. Umberto Calderaro, era bem mais inteligente e coerente com a mobilidade do trânsito no local.
O seu Projeto técnico foi trocado por um projeto de interesse particular.
“Quando uma nova gestão assume, obrigatoriamente ela tem de mudar ou pode mudar os projetos que ja foram aprovados?”
Se muda a forma de ganhar dinheiro licitando a obra novamente (!) mudar o projeto é o de menos.
Volta Sarafa.
Seo Sarafim,
Para não fazer – a segunda opção é muito melhor .
A sua proposta é sim a melhor. Na minha opinião as duas únicas vantagens da proposta que esta sendo utilizada são: em uma futura duplicação da Efigênio Salles (anda precisando) com a segunda proposta ficaria mais fácil; e em relação ao corte no terreno, na segunda proposta vc tiraria menos terra pelo declive natural da Paraíba.
Teoricamente seria a proposta mais barata, certo? Mas ai a questão é financeira.
Em relação a mobilidade urbana a sua é perfeita. A proposta da atual prefeitura é meio “portuguesa” em vários pontos.
Por exemplo: eu venho na Efigênio em direção ao Shopping e posso fazer o retorno apenas na Constantino Nery?
Parabéns pela iniciativa.
Confesso que demorei a entender a comparação. Acho que seria mais fácil se mostrasse as duas propostas na mesma posição.
Mas vamos lá, concordo que do jeito como foi colocado, a proposta do Serafim está infinitamente melhor.
Não tem como alguém interferir nesse projeto, que vai ficar muito ruim????
Cheguei a temer o projeto do Serafim para as alças viárias do Coroado e da Paraíba, com medo de ficarem com uma falha grave como a do Miguel Arraes.
No Miguel Arraes, quem trafega na Darcy Vargas, sentido Amazonas Shopping, a fim de entrar na Recife, tem de ter jogo de cintura pra não bater nos carros que vêm da Maceió. Será que não tinha outra opção? Sei que é complicado atender todos os casos, mas o projeto para a Paraíba parece que atenderia.
Se todos os projetos não forem muito bem estudados, estamos fadados a ter sempre pontos de acidentes nessas alças. Sem contar no alvo de piadas que vamos ter de ouvir de amigos de fora:
– “Você viu aquilo? Um sinal debaixo do viaduto!” (Constantino x Boulevard)
– “E aquele outro, que tinha uma faixa de pedestre e um sinal logo na saída da passagem?” (Darcy x Djalma)
– “E aquela disputa (é minha vez, é minha vez) debaixo daquele outro?” (Darcy x Recife)
– “Vocês estão é com sorte. Eu andei quase dois quilômetros pra retornar numa rua mal projetada.” (projeto do Amazonino para a Paraíba x V8)
Ficam as seguintes perguntas:
Quem autorizou e quem aprovou a mudança no projeto original?
De quem é a competência para fiscalizar?
Cadê a comissão de obras da Câmara dos Vereadores para fiscalizar?
Cadê o Ministério Público?
Cadê os partidos de oposição que não entram na justiça questionando a melhor forma de conduzir o projeto e avaliar a real melhoria do transito na cidade, fazer por fazer o viaduto não se justifica afinal e dinheiro dos cofres públicos que estão sendo torrados diariamente. Isso ta me cheirando obra eleitoreira feita a toque de caixa no final corremos o risco de termos uma obra que não atende a necessidade de escoamento do transito da cidade que cada dia esta pior é muito carro para pouca rua.
Eu fico me perguntando, caro Sarafa, se o que moveu a cabeça no atual prefeito de Manaus foi apenas uma questão financeira (baixar o custo da obra) ou “mirabolar” (desculpem o neologismo) memso?
Amazonino intrincou de tal forma esse viaduto, que chego a temer pela sanidade mental dele.
Volta sr. serafim,precisamos muito da sua adm,voltou tudo como era.
Sarafa, não vou nem comentar esse absurdo que o atual prefeito fez. Só vou te pedir uma coisa, não vá para inauguração (caso seja convidado), pois isso ele fez de propósito para sacanear a você e ao povo. A intenção dele é de deixar a sua imagem diante da asneira que ele fez. Ele ainda vai dizer que o projeto foi feito na sua administração, pois ele não é homem de assumir os erros que comete. Todos os atos errados (que por sinal é só o que tem, pois não acerta nunca) ele diz que foi herança deixada por você.
Abraço.
Realmente Ex-prefeito, sua proposta era a melhor, mas infelizmente você mal conseguiu levantar um viaduto, que me perdoe, demorou muito tempo pra ser construído, independente de qualquer razão que seja dada à demora, demorou.
A questão hoje é que infelizmente a atual gestão alterou o projeto inicial, sabe se lá de que forma, já que o projeto licitado foi o que o sr. fez, mas o que podemos fazer se o cacique voltou ao poder?
Agora é torcer para que fique logo pronto, ou alguma autoridade competente tenha peito pra contestar a atual formatação do viaduto.
Talvez, se já tivesse sido iniciada a obra, ele seguiria o seu modelo.
Primeiramente, parabenizar pelo o Jr. pelo espaco, aqui podemos discutir e fazer comentarios.
A ideia original, apesar de mais cara, era a mais logica e bem planejada. Ja tinha discutido isso com os amigos, mas faltava esse espaco para divulgar que infelizmente o secretario atual se equivocou ao valorizar mais o preço em detrimento do beneficio.
Essa comparação poderia ser levada ao grande público. Por que não leva isso para os jornais, Sarafa? Quero ver se uma mobilização geral não arruma esse negócio.
Prevejo os mesmos problemas da passagem na Darcy Vargas com a Djalma.. ruas estreitas, fluxo intenso.
Pra que seguir o planejamento, se podem “lucrar” mais!?
a primeira proposta, sem duvida, é a mais coerente! a segunda, se transformara em engarrafamento em breve!!
Wagner, a questão, penso eu, não e levar isso para a impressa amazonense. A Grande questão é se a conhecida impressa amazonense daria algum destaque para isso.
É sarafa …
teu projeto é tão bom que só ficou no papel
Alias a maioria dos teus projetos só ficaram no papel ne ?!
qual é a desculpa agora ? que era ano eleitoral e em ano eleitoral não se pode fazer passagem de nivel?
Não sei se eu entendi, mas quem estiver no sentido Coroado – Chapada vai ter que cruzar a Paraíba? O prefeito vai colocar sinal em baixo de outro viaduto? Ou ele está contando com a habilidade dos motoristas? O ministro dos transportes já fez uma patuscada dessa no começo da rua mesma rua Paraíba, criou um cruzamento disfarçado.
Alguém me ajude por favor, mas é isso mesmo que eu entendi? Quem vier na Paraíba passa bacana, quem vier da Chapada pro Coroado passa bacana e quem vier do Coroado pra Chapada que dê seus pulos?
Honestamente não consigo entender, tem alguém muito estúpido nessa história, ou eu ou quem fez esse projeto. Espero que seja eu.
Claudemir:
Quem vier do Coroado para a Chapada vai passar direto, sem problemas. O mesmo no sentido inverso.
O problema está no estreitamento na própria Paraíba e na virada à esquerda de quem vem da Paraiba para ir para a Chapada.
abs.
Serafim
Deus nos ajude… ainda foram soh 11 meses.
Eu sei que este texto é do mês de setembro, mas na próxima 4ª feira, 30/12, às 9:00, a “obra de arte” da atual administração será inaugurada com toda a pompa e circunstância característica das gestões negônicas.
O mais lametável de tudo isso é que é uma coisa sem volta. Como outro frequentador deste blog postou, em pouco tempo, o caos no trânsito da cidade se encarregará de mostrar ao atual prefeito que o projeto dele foi desastroso para a cidade.
Ele só não mudou o projeto do viaduto do Coroado porque já estava em pleno andamento. Senão, para “baratear” o projeto e dizer que o sr. estava “esbanjando” dinheiro público, ele teria mudado e feito algo parecido com o que o Dudu fez no cruzamento do Boulevard Alvaro Maia com a av. Constantino Nery. Como dizia o velho ditado, muitas vezes, o barato sai caro. E como sai!!!
Elias Abensur