“Transferências para os municípios do AM caem”, diz Serafim Corrêa ao apresentar balanço

O deputado Serafim Corrêa (PSB) apresentou nesta quinta-feira, 11 de maio, um balanço das transferências dos governos federal e estadual para os municípios no primeiro quadrimestre do ano. De acordo com o balanço, os números revelam uma tendência de queda, o que é preocupante.

“Todos os meses, minha equipe faz um levantamento das transferências do Estado do Amazonas e da União em favor dos municípios. O que observamos é que em janeiro, mês do ponto de partida, a arrecadação não foi excepcional. Em fevereiro, por conta das transferências decorrentes da repatriação de recursos, houve um crescimento muito grande nas transferências federais e uma queda nas estaduais. No mês de março, os números voltaram à normalidade, as transferências estaduais cresceram e as federais caíram. Já em abril, tanto em um quando no outro, houve uma leve queda”, explicou o parlamentar.

Serafim ainda disse que a crise econômica no país iniciou com a leve tendência de queda da arrecadação ao longo dos meses. “Essas curvas indicam uma tendência, e temos que torcer para que o mês de maio reverta essa tendência de queda, que é lenta, mas foi assim que começou a crise lá atrás. A expectativa é que em maio essa situação seja revertida, que a curva empine para cima, e possamos ter um quadro melhor do que antes”, finalizou.