De OGLOBO.COM por Cássio Bruno (cassio.bruno@oglobo.com.br)
RIO – O ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão (ex-PMDB) oficializou nesta segunda-feira a filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), negando que tenha planos de se candidatar à Prefeitura do Rio em 2012. A filiação aconteceu no seminário nacional do partido, realizado em um hotel do Rio e cujo tema é “A Crise Econômica Internacional e a Economia do Brasil”.
– Essa candidatura sequer foi discutida. Está fora de qualquer contexto – garantiu Temporão.
As conversas de Temporão com o PSB vêm desde o ano passado, quando ele ainda era ministro de Lula.
– Eu já estava saindo do ministério. Não estava bem no PMDB, já não me sentia à vontade. Vim trazer a discussão da Saúde para o PSB.
Em agosto, a cúpula do PSB se reuniu com Eduardo Paes e acertou que o partido vai apoiar a reeleição dele, segundo o deputado federal e presidente regional do PSB no Rio, Alexandre Cardoso.
– Hoje estamos no governo Eduardo Paes. Se não houver nenhum acidente de percurso até as eleições de 2012, se Paes construir unidade de esquerda com PT, PDT e PSB, não vejo nesse momento esse assunto (a candidatura do Temporão) entrar em pauta.
O presidente nacional do partido, Eduardo Campos, reforçou o apoio do PSB a Eduardo Paes no Rio.
– Nós participamos da base de sustentação do prefeito. Nossa posição é apoiá-lo. Temporão vai disputar mandatos, mas não agora em 2012. É bom para o Rio que Paes se reeleja.
O evento do partido contou também com a participação do ex-presidente do BNDES, Carlos Lessa, e a filiação do pianista Arthur Moreira Lima.