Nesta quarta-feira (14), às 10h, aconteceu sessão especial no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), em homenagem ao Bicentenário do nascimento de Dom Bosco e ao centenário da presença dos Salesianos na Amazônia. A iniciativa foi dos vereadores Marcelo Serafim (PSB) e Professor Bibiano (PT). Fizeram parte da Mesa Diretora, na sessão especial, padre Francisco Alves de Lima pela Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia (Isma); o ex-aluno e hoje Juiz de Direito da Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias (VEMAQA), Adalberto Carim Antônio; Irmã Célia Parintins de Campos, da inspetoria Laura Vicuña; Irmã Maria José, da inspetoria Santa Terezinha entre outras autoridades.
O vereador Marcelo Serafim que estudou dos 7 anos de idade até os 17 anos no Colégio Dom Bosco falou bastante emocionado sobre a justa homenagem e lembrou da sua infância e juventude na Instituição de Ensino. “ A minha aprovação para estudar no Colégio Dom Bosco foi marcante. Lembro que cheguei na casa dos meus avós e comuniquei a eles sobre essa minha conquista. Estudar neste colégio era algo excepcional”, ressaltou. Marcelo Serafim também lembrou das amizades conquistadas na escola e que duram até os dias atuais. “ Eu tenho um irmão que é tetraplégico, ele tem 35 anos de idade, eu não pude viver com ele as coisas da juventude e o Dom Bosco me deu outro irmão, hoje, o ex-professor Ali Assi, com quem estudei a vida toda no Colégio Dom Bosco. ”, disse.
Professor Bibiano também muito emocionado falou sobre a importância de Dom Bosco. “Conseguimos perceber como ainda se faz viva a presença de Dom Bosco ainda nesse tempo. Ele é o maior modelo de educador não para a família Salesiana e a comunidade Católica, mas principalmente, para todos os educadores. Soube traduzir a missão do educador muito bem e isso nos inspira a doarmos, na condição de educadores, as nossas vidas não apenas para que tenhamos pessoas formadas na sua integridade moral e física, mas também pessoas que são chamadas a ser felizes. Essa homenagem também deve servir para que os próprios vereadores tenham em Dom Bosco um exemplo no sentido de ter o dever de cuidar das crianças, da educação e da vida da cidade de Manaus. ”, relatou Professor Bibiano.
O padre Francisco Alves de Lima (Chicão) da Isma; Padre Bruno Bianchi que representou Dom Walter Ivan de Azevedo, bispo de São Gabriel da Cachoeira município onde os Salesianos iniciaram os trabalhos missionários na Amazônia; a Irmã Célia Parintins de Campos, representando a irmã Francisca Dias, da inspetoria Laura Vicuña; A irmã Madalena Scaramussa; inspetora Santa Terezinha e o Juiz, Adalberto Carim ex-aluno do Dom Bosco receberam dos vereadores a placa em homenagem ao Bicentenário do nascimento de Dom Bosco, pelos 100 anos dos Salesianos na Amazônia e pelos relevantes serviços prestados, através, da educação da sociedade Amazonense.
Padre Francisco Alves em nome de todos os homenageados na sessão especial agradeceu aos vereadores Marcelo Serafim (PSB), Professor Bibiano (PT), além do vereador Luiz Neto (PSDC) e ainda revelou um segredo. “Marcelo Serafim quem datilografava as suas provas era eu, quando trabalhei por seis anos no Colégio Dom Bosco”, relembrou.
Dom Bosco
A história de Dom Bosco foi contada e um vídeo sobre a chegada dos primeiros Salesianos na Amazônia foi exibido para o público presente na audiência, entre eles, alunos e professores do Colégio Dom Bosco que estavam eufóricos com a homenagem. Dom Bosco foi sacerdote diocesano católico apostólico romano e um grande educador desenvolvendo a educação infanto juvenil, além do ensino profissionalizante, sendo um dos criadores do sistema preventivo em educação. Dedicou se também ao desenvolvimento da imprensa Católica. Dom Bosco é o fundador da Biosciedade de São Francisco de Sales, conhecida por Salesianos.