O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), anunciou que levará embaixadores para conhecer a Amazônia esta semana, entretanto, o Sul do Amazonas, região onde estão concentrados os principais focos de queimadas e desmatamento, não está no roteiro de Mourão.
O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) afirmou nesta terça-feira, 3, durante sessão híbrida na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), que a postura do vice-presidente em esconder a devastação na Amazônia, como tentativa equivocada de melhorar a imagem da floresta no exterior, é lamentável, tendo em vista que as verdadeiras informações podem ser visualizadas através de imagens de satélites.
“Isto é uma fotografia de satélite em que mostra onde tem desmatamento e onde têm queimadas. Queimadas estão no Sul do Estado, na fronteira com o Matogrosso, na região de Apuí e Santo Antônio do Matupi. Aí o vice-presidente convida embaixadores para mostrar que não há queimadas na Amazônia e diz que vai levá-los para Manaus e Boa Vista, para mostrar que não há queimadas e que está tudo verde. Nessa região a floresta está verde, as queimadas estão no Sul do Estado”, afirmou Serafim.
Segundo o parlamentar, a proposta de Mourão poderá prejudicar ainda mais a relação do Brasil com as potências mundiais.
“Será que o general Mourão acha que os embaixadores não sabem disso? Como que os embaixadores da Europa, com interesses comerciais não sabem? Isso é fácil de identificar pelos satélites. Lamento a postura do vice-presidente Mourão, que comete um equívoco que pode ser muito grave, principalmente a depender do resultado das eleições americanas“, concluiu.