O deputado Serafim Corrêa (PSB), que preside a Comissão de Indústria, Comércio Exterior e Mercosul (Cicem), apresentou à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (15), o resultado da inspeção realizada nas principais vias do Distrito Industrial de Manaus, com o objetivo de verificar a real situação de conservação das vias. “A inspeção não foi para apontar culpados, mas buscar caminhos para que possamos encontrar soluções”, disse o parlamentar.
O artigo 30 da Constituição Federal que diz: “Compete aos municípios organizar e prestar diretamente ou sob o regime de concessão, ou permissão, os serviços públicos de interesse local”, deixa claro que a responsabilidade é da prefeitura que, no entanto, diz não ter recursos.
O deputado atribui o problema ao Pacto Federativo. “Nosso Pacto Federativo está de cabeça para baixo e, por conta disso, os municípios têm menos recursos do que atribuições e o Governo Federal tem mais recursos e menos atribuições”, explicou.
A avenida Itaúba foi a primeira a ser percorrida, onde existem muitos buracos e poças de água junto ao meio-fio, dificultando a trafegabilidade dos motoristas. Além do mato crescido, que contribui para o entupimento da rede de esgoto, poluição visual e a proliferação de doenças.
Ao longo do trajeto, também foi observado o estado do trecho de algumas vias correspondentes às fachadas de algumas empresas, que são cartão postal do Polo Industrial de Manaus (PIM).
“O Distrito está mal cuidado, mas os trechos críticos são poucos e destaco quatro: um deles está próximo à empresa Evadin; o segundo está em frente à CCE, ambos na avenida Buriti; outro na empresa Samsung, na avenida Oitis e o outro no retorno da refinaria, o que dá pouco mais de 200 metros”. A Samsung chama a atenção devido a “cratera” que se formou na frente da fábrica.
Já a empresa Coplast, localizada na Buritis, adotou o bom senso e arborizou o canteiro central, além de cuidar da fachada. “Aqui no Distrito tem muita coisa ruim, mas também tem muita coisa boa, um exemplo disso é a iniciativa da Coplast que assumiu a responsabilidade e cuidou do canteiro central, que transformou o local numa paisagem bonita. O problema da urbanização do Distrito vai ser resolvido quando houver entendimento entre a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Governo do Estado, prefeitura e empresários. Esse é o caminho”.
Os deputados Bi Garcia (PSD) e Dermilson Chagas (PDT), membros da Cicem, também participaram na ação no Distrito.