As eleições para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Amazonas (OAB-AM) e o processo que o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) move contra pensões vitalícias dadas pelo Governo do Estado a artistas amazonenses, desde 1990, foram tratados pelo deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) em pronunciamento no plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (10).
No que se refere à eleição da OAB, o parlamentar sugeriu seja aberto um espaço, numa das sessões da próxima semana, para que as três chapas concorrente possam expor seus planos e projetos. O deputado Sabá Reis (PR), que estava dirigindo os trabalhos da Mesa Diretora, aceitou a sugestão e recomendou que seja marcada a visita dos membros das chapas.
Solidariedade
Serafim Corrêa manifestou sua solidariedade aos artistas amazonenses Moacir Andrade, o ventríloquo Oscarino Varjão, o escritor Thiago de Mello, o cantor e compositor Francisco Ferreira da Silva, o “Chico da Silva”, e o também escritor Luiz Franco de Sá Bacellar, defendendo que suas pensões sejam mantidas .
“Esses ilustres brasileiros tiveram concedidas pensões por esta Assembleia e o governador sancionou, em 1990, e desde 2012 o Ministério Público do Estado entrou com uma ação civil pública contra eles, como se fossem criminosos”, disse o deputado, ressaltando que esses artistas dedicaram suas vidas à cultura. “Hoje Moacir e Thiago têm 90 anos, e estão sendo submetidos a uma execração por parte do MPE”, completou.
Pesar
O falecimento do campeão de natação Paulo Augusto Filho, conhecido como “Paulo Caju”, aos 49 anos, vítima de um câncer virulento, foi lembrado por Serafim Corrêa, lembrando que, além de dentista, Paulo foi recordista brasileiro em 1981. “Toda a comunidade desportiva, em especial de natação, está de luto”, frisou.
Texto: Assessoria da Aleam