A Sessão Especial proposta pelo deputado Serafim Corrêa (PSB-AM), aberta pelo Presidente da Aleam, Abdala Fraxe, homenageou na manhã desta terça-feira, 4 de julho, no plenário da Assembleia Legislativa, o Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA), pela passagem dos seus 100 anos.
“É uma responsabilidade muito significativa dos que atualmente dirigem e participam do IGHA, para com as gerações futuras. O acervo acumulado nesses cem anos é grande, bonito, e está sendo preservado. É louvável o trabalho dessa instituição histórica de manter, ampliar e registrar os fatos que ocorrem nos dias de hoje, porque esses fatos serão a história de amanhã”, disse Serafim. “Nossa geração ganhou muito na capacidade de armazenar dados, em várias mídias. O Brasil é um país muito novo e o resgate da nossa história é fundamental para as próximas gerações”, completou.
Serafim entregou a placa comemorativa para a presidente do IGHA. “Parabenizo sua gestão por ter mantido o IGHA de pé, unido e conservando um arquivo fantástico. Que todos possam incrementar a produção cultural para gerar conhecimento no futuro”,completou o deputado. “As estratégias de degradação não nos venceram. Superamos divergências em busca de um projeto maior. Dia a dia, o IGHA conquistou sua sobrevivência e respeito profissional. As divergências foram superadas. Os propósitos do Instituto e seus meios de investigação científica foram mantidos: preservar, pesquisar, produzir e divulgar a memória da Amazônia, em todos os segmentos”, disse Marilene.
A presidente do IGHA, também homenageou Serafim, que recebeu a medalha comemorativa aos 100 anos do Instituto “Serafim é considerado um edificador e como tal deve ser contemplado com nossa medalha”, destacou.