O deputado Serafim Corrêa (PSB) pediu novamente que a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) adote inteiramente o sistema digital e informatize os processos legislativos na internet. De acordo com o parlamentar, a ideia é dar maior transparência, velocidade, integração e respeito à cidadania.
“O Poder Legislativo, que é um poder de vanguarda e onde todos estão representados, precisa evoluir. Ainda estamos no século XX, quando nós já chegamos ao século XXI. Século da era digital, do conhecimento, da transparência. É isso que defendo desde que cheguei aqui na Casa”.
O sistema inteiramente digital já é utilizado na Câmara dos Deputados há 20 anos, no Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam) e foi implantando em 2013 na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
“Não vejo nenhuma razão para que a Assembleia não informatize o seu processo legislativo. Se isso fosse feito, a sociedade, a imprensa, os partidos políticos, etc. teriam acesso aos Projetos de Lei e isso facilitaria a vida de todo mundo. Nós (Aleam) continuamos exatamente como éramos há 20 anos. Diante desse quadro de não mudança, quero ao menos pedir que a pauta não seja distribuída somente na hora. Mas que seja disponibilizada na internet um dia antes, para sabermos exatamente sobre o que vamos votar. A segunda coisa é que os deputados tenham acesso ao inteiro teor dos projetos que vão ser votados naquela sessão, antecipadamente, e que os projetos a serem votados, sejam disponibilizados na íntegra”, defendeu.
Texto: Assessoria do Deputado