O professor David Alves de Mello foi homenageado com o Título de Cidadão, na manhã desta quinta-feira (22), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O título, requerido em Projeto de Lei pelo deputado Serafim Corrêa (PSB), foi entregue ao filho do homenageado, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), David Alves de Mello Filho.
“O professor David Mello foi fundamental na refundação da Universidade do Amazonas, que ocorreu em 1965. Mello foi diretor do curso de direito, professor de dezenas de gerações. Deu sua contribuição como advogado, depois como Conselheiro do TCE, passou pelo Ministério Público, em fim, um homem que, sendo pernambucano de nascimento, veio a Manaus em uma cruzada estudantil e terminou voltando a sua terra. Concluiu o curso de direito e acabou retornando para cá. Aqui, constituiu família e deu tudo em favor da nossa terra. Neste ano, completaria 101 anos de idade se estivesse vivo. Entendi que este é um resgate que tínhamos que fazer, mesmo não estando entre nós. A homenagem foi aprovada por unanimidade por todos os deputados”, disse Serafim Corrêa.
Familiares e amigos estiveram presentes na solenidade e relembraram os belos momentos ao lado do patriarca e as relevantes contribuições que deu ao Amazonas. “Por tudo que meu pai fez, sinteticamente, traduzo: creio que é altamente merecido. É um reconhecimento do seu legado e de uma vida dedicada a esta terra. Obrigada a todos os parlamentares, principalmente a Serafim Corrêa, propositor do projeto. Vossa excelência está marcada com letras de fogo no coração dos filhos, netos e bisnetos de David Alves de Mello.
Mello
David Alves de Mello prestou relevantíssimos serviços ao Estado, ao exercer com retidão e ética todos os cargos que ocupou, sendo eles: Procurador-Chefe do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas; Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE); Procurador Geral de Justiça; chefe de polícia; Secretário de Interior e Justiça do Amazonas e Membro do Tribunal Regional Eleitoral – Classe dos Juristas.
No campo literário jurídico, o Professor Doutor David Alves de Mello escreveu diversas obras, entre elas: “Da Unificação do Direito Privado”; “Um caso de vitaliciedade conferida por Lei Ordinária”; “A influência do direito na vida humana”; Comércio marítimo e aproximação dos povos; “Aos juristas de um mundo inquieto”; Situação jurídica do sócio solidário na falência e concordata da sociedade”; “Os flutuantes do Amazonas e seu regime jurídico”; “Cheque — Pagamento fora do prazo de apresentação — Ação contra o emitente”; “Proprietário, Explorador e Transportador no Direito Aeronáutico Brasileiro” e “Alterações contratuais e a Lei do Registro Público”.
Aniversário de Manaus
Serafim Corrêa lembrou, durante seu discurso sobre o 346° aniversário de Manaus, que nos últimos 55 anos, apenas sete brasileiros dirigiram a capital.
“Manaus tem muito a comemorar, porque o que temos de melhor são nossas belezas naturais, arquitetônicas. E melhor ainda, temos a nossa gente, o nosso povo. Uma cidade alegre, festeira, mas que anda com a sua autoestima baixa, seja por conta da violência, seja por conta da crise que nos assola e que levou mais de 30 mil empregos no Polo Industrial. Mas, nessas horas de crises, sempre, ao longo da nossa história, encontramos meios, caminhos e modos de superação. Na política ou na vida, tudo que sou, devo a Manaus. Muito obrigada, Manaus. Vamos em frente!”
Texto: Assessoria do Deputado