O deputado Serafim Corrêa (PSB) fez uma explanação na manhã desta sexta-feira, 1° de dezembro, sobre a aplicação dos recursos destinados ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), durante a audiência pública realizada no município de Careiro Castanho, na Câmara Municipal.
“O Careiro recebeu R$ 3,5 milhões de Fundeb, referente ao ano passado. Desse total, ao menos 60% dos recursos anuais totais dos fundos têm que ser destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública, segundo Lei n°11.494/2007, a Lei do Fundeb”, explicou o deputado, lembrando que a partir de 2017, a prestação de contas passou a ser bimestral.
O vice-prefeito do município, José Renato Lira (Solidariedade) disse que não tem acesso às prestações de contas públicas e não tem como dar uma resposta aos professores. “Hoje, vivemos na ‘lei da mordaça’, por isso todos não estão aqui. Se eu tivesse autonomia os recursos do Fundeb, já estariam nas contas dos professores. É louvável a iniciativa do deputado Serafim Corrêa. Nossos professores merecem nosso respeito”, disse o vice.
Serafim fez um alerta aos prefeitas do interior e pediu mais diálogo entre os órgãos de educação e a população. “É preciso diálogo, transparência nas contas públicas para que as coisas possam caminhar e para que possamos evitar os problemas”.
Careiro está em 20° lugar no ranking de municípios que mais receberam recursos dos governos federal e estadual de janeiro a outubro desse ano, totalizando R$ 45, 5 milhões.
Também estiveram os vereadores Roberval Martins (PRP), Livinston Ferreira (PSDC), Sebastião Cordeiro (Avante), o ex-vereador Professor Bibiano, o sindicato dos professores do município, entre outros.
Serafim visitou comerciantes e as lideranças do local, onde foi recebido com muito carinho.
Texto: Luana Dávila