Serafim Corrêa é homenageado durante lançamento da campanha ‘Salve o Sauim’

O deputado Serafim Corrêa (PSB) foi homenageado com o mérito conservacionista 2015, durante o lançamento da campanha ‘ Salve o Sauim’, na manhã desta terça-feira, 20 de outubro, no auditório da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).  A mobilização tem como objetivo estabelecer políticas públicas para criar unidades de conservação no Estado, a fim de evitar a extinção da espécie.

“O sauim-de-coleira, o mascote da cidade de Manaus, é algo  que só nós temos. Precisamos preservar para não perdê-lo. Nesse sentindo, todos os movimentos são muito importantes. Quero lembrar que Luciana Valente, ex-secretária municipal de meio ambiente, durante a minha gestão como prefeito, e eu, começamos essa batalha em 2005.  Naquela época, fizemos gestos simbólicos  com a ideia de chocar a população  e chamar atenção para o problema e, na primeira ornamentação de Natal em Manaus, colocamos um sauim  vestido de Papai Noel. Até fomos incompreendidos naquele período, mas hoje, recebemos o reforço de tanta gente boa e vamos avançar para manter em Manaus o que é o seu símbolo, o mascote sauim-de-coleira.”, disse Serafim.

Para o coordenador da campanha, Maurício Noronha, a construção e  o fortalecimento do sauim como símbolo de Manaus fará com que a conservação ganhe visibilidade e seja amplamente discutida na sociedade.

“A ideia é conscientizar, sensibilizar, engajar a sociedade para a conservação do sauim-de-coleira. Queremos que os amazonenses sintam orgulho de serem os guardiões desse primata tão especial. O que estamos pedindo na nossa campanha é que se criem unidades de conservação nos últimos blocos  de floresta que  sobraram dentro da área de distribuição do sauim, que já ocorre de forma muito restrita, em parte nos municípios de Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara, com apenas 7.500 km²”, explicou.

Para Serafim Corrêa, a conectividade entre as reservas florestais são fundamentais para a preservação da espécie. “Vamos manter acesa essa chama, essa luta em defesa da espécie para que os fragmentos florestais tenham conectividade. Isso é muito importante. Devemos evitar, por exemplo, a interrupção entre a ligação da Reserva Florestal Adolpho Ducke e a reserva do  Centro de Instrução de Guerra na Selva. Se for construída uma estrada ali, por exemplo, os sauins que habitam nas reservas, entre  os espaços, não poderão se comunicar e terminarão morrendo no leito da estrada”, defendeu o parlamentar.

Ainda durante o evento, que ocorre no Dia do Sauim, houve o lançamento do livro ‘Sauim-de-coleira: a história de uma espécie ameaçada de extinção’. A obra conta a história do macaco singular e fascinante, cuja sobrevivência depende de muita tenacidade e trabalho em equipe.

A campanha é uma iniciativa da Fauna e Flora Consultoria, juntamente com o  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade da Amazônia e Primatas Brasileiros; Plano de Ação Nacional para Conservação do Sauim-de-Coleira; Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, Ministério Público Federal, Projeto Sauim-de-Coleira da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Primate Education Network e Durrel Wildlife Conservation Trust.