Repletos de Esperança.

Por Marcelo Ramos:

No dia 04.02, Eduardo Campos (PSB) e Marina Silva (Rede) lançaram as bases do Programa de Governo que apresentarão ao Brasil. O programa é apoiado em 5 eixos: 1. Estado e Democracia (Novo Federalismo que fortaleça a autonomia de Estados e Municípios); 2. Sustentabilidade e Economia; 3. Cultura e Educação; 4. Política contra desigualdades; e 5. Novo Urbanismo.

Merece destaque o compromisso de investir 10% do PIB em educação.

No lançamento do Programa, Antônio Marinho transformou em cordel as bases da “Nova Política”:

“O PSB vem junto com REDE ajuntando os repletos de esperança que a justiça ainda mate a sua sede. Nós queremos verdade no debate. Um Brasil mais igual que só acate decisões que para o povo venha do povo. Uma visão que traz a crítica necessária para a nossa política se encher de projeto e sangue novo”.

No Amazonas, onde os mesmos caciques decidem o nosso destino há mais de 30 anos – desde a redemocratização com as eleições de 1982 –  precisamos ter a sabedoria de traduzir a “Nova Política”.

Não se constrói o novo com velhas práticas. É preciso ousadia e coragem pra enfrentar o pragmatismo eleitoral que tomou conta da política.

No horizonte constituído com a aliança Campos e Marina, não temos o direito de permitir que os velhos caciques, alcancem seu objetivo de inviabilizar qualquer nome novo, e vençam a eleição antes mesmo dela começar, com um pleito reduzido a dois candidatos que são a mesma face da mesma moeda.

Resgato aqui novamente as palavras do cordel de Antônio Marinho:

“Em um mundo distante de si mesmo onde crises diversas nos oprimem, é preciso juntar sonhos a esmo e atitudes reais que nos animem”.

Juntar sonhos a esmo. Fortalecê-los com atitudes reais. É a receita para animar aqueles que cansaram dos seus destinos nas mãos sujas dos velhos caciques.

A “Nova Política” é movida por novos valores, por novas condutas. Pelos que têm coragem de afastar o pragmatismo eleitoral. Pelos que estão dispostos a construir com o povo as decisões para o povo.

Que sejamos capazes de por aqui ajuntar os repletos de esperança.

Veja abaixo, o programa do PSB-REDE no cordel de Antonio Marinho: