A Receita Federal avançou no atendimento virtual disponibilizando em seu site – www.receita.fazenda.gov.br – mecanismos que permitem o próprio contribuinte, pessoa física ou jurídica, resolver as suas pendências.
Enquanto isso acontece no campo virtual, no atendimento pessoal as coisas vão muito mal.
Um contribuinte que tenha pendências na Receita Federal, na Procuradoria da Fazenda Nacional ou até mesmo na Justiça Federal enfrenta dificuldades muito grandes.
Na Receita os problemas aumentaram com a interdição do prédio da Rua Marechal Deodoro, pois dividiu a repartição em três: uma parte na Alfândega, uma no Aeroporto e outra no CECOMIZ. As vezes o contribuinte vai de um para outro lugar e gasta um tempo enorme para descobrir onde será atendido. Agora, com a enchente as coisas complicaram mais ainda porque a Alfândega está alagada. No CECOMIZ é preciso madrugar para pegar uma senha, que por si só não dá garantia do atendimento, já que faltam funcionários em quantidade suficiente para atender a demanda.
Na Procuradoria, que funciona exclusivamente no prédio da Rua Mal. Deodoro, o atendimento é dificultado pelo pequeno número de funcionários, principalmente procuradores que tendo como obrigação principal defender a Fazenda Nacional em juízo terminam tendo dificuldades para atender o público.
Já na Justiça Federal, a sua própria estrutura a torna praticamente inacessível ao cidadão comum. Um contribuinte intimado judicialmente a pagar um débito para obter as guias correspondentes, se estiver acompanhado de um advogado já terá dificuldades. Se for sozinho à Justiça Federal ele não vai conseguir sair de lá com as guias para efetuar o pagamento.
É preciso tratar o contribuinte como cidadão. Hoje, isso não está acontecendo. Pior: ele simplesmente não está sendo atendido.
Serafim, meu irmão, tudo bem com vc? Parabens pelo blog, que está bem ao teu estilo: equilibrado. Outra coisa: sabes o que aconteceu no aeroporto entre o ronaldo e o ministro?? Que baixaria! Um abraço, Banega
http://www.banega.com.br
Boa tarde Prefeito,
Não é de hoje a precariedade neste tipo de atendimento. Acredito até que agora tenham uma desculpa para complicar ainda mais.
Além da quantidade pequena de pessoas que atendem no órgão, ocorre ainda a ineficácia do espaço físico que sempre foi insuficiene.
Que bom se a RFB pudesse disponibilizar mais opções de atendimento via OnLine tanto pafa PF como para PJ sem que fosse necessário se pagar cadastro e inscrições para isto.