Circulou nas redes sociais a informação de que os vereadores da base aliada votaram contra os 20% de reajuste salarial dos professores. De forma serena o vereador Marcelo Serafim (PSB) ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quarta-feira (15), para esclarecer os fatos, sobre o embate relacionado ao aumento do salário dos docentes.
De acordo com o parlamentar a Lei Orgânica do Município (Loman) impede os parlamentares de fazer a Emenda do reajuste de 20%, se feita a Emenda seria derrubada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal. “Eu votei de acordo com o interesse dos professores sim, afinal, o aumento de 9,5% foi decidido e debatido entre a prefeitura, com a participação de alguns vereadores que já foram professores na nossa cidade, e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) que é quem bate o martelo em relação ao reajuste”, argumentou.
Marcelo Serafim elogiou o trabalho dos vereadores da oposição, disse ser construtivo, muitas vezes apontando as falhas que devem ser alteradas, mas criticou a informação infundada veiculada no facebook de que os vereadores foram contra os 20% de aumento. “A base aliada poderia ter divulgado nas redes sociais que votamos a favor do reajuste de 9,5% e os vereadores da oposição contra este reajuste salarial dos professores, mas isso não seria digno de nossa parte. Votar contra os 9,5% não engrandece o mandato da oposição”, disparou.
Ainda no pequeno expediente, Marcelo Serafim, explicou que o percentual de aumento dos servidores públicos municipais se configura como uma matéria de iniciativa exclusiva do prefeito, ou seja, os vereadores não poderiam altera lá para mais, porque sobrecarregaria os cofres públicos e violaria a Loman. “Não podemos fugir da realidade econômica do país. A prefeitura perdeu de arrecadação mais de 2% em relação ao ano passado. Se colocarmos a inflação, esse percentual de receita perdida aumenta para 10%, isso impediria a prefeitura de discutir qualquer reajuste”, disse.
O parlamentar disse que o Estado não conseguiu dá o aumento, já a prefeitura ainda conseguiu dá esse reajuste 9,5% dentro do limite, do que era possível ser feito. “Eu já fui oposição em muitos momentos de minha vida e já fui governo. Meu pai foi prefeito de Manaus e eu andava próximo a ele vendo os problemas do dia a dia. Essa proximidade com ele, me fez entender que tem pautas que nós não temos como nos colocarmos de forma contrária, mesmo quando gostaríamos de fazer algo mais”, afirmou.
Eleição 2016
Marcelo Serafim alertou que com a proximidade da eleição os ânimos estarão exaltados, haverá dificuldades a serem ultrapassadas durante o processo eleitoral para a conquista de mais quatro anos de mandato. “Devemos evitar brigas aqui dentro, precisamos manter a harmonia no parlamento municipal construída com serenidade, coerência e honestidade. Vamos evitar as baixarias para que durante este ano e, em 2016, possamos chegar sem rusgas entre nós, no ano que vem, porque isto não engrandecerá nossos mandatos. Os mandatos passam e as amizades, as pessoas ficam. Vamos ser maduros e corretos para que este tipo de tema (arte deturpada nas redes sociais) não seja mais pauta neste parlamento municipal”.