Projeto de Elias vai conceder título de cidadão manauense a Eduardo Campos

O vereador Elias Emanuel (PSB) protocolizou nesta terça-feira, junto à mesa diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), um Projeto de Decreto Legislativo que concede o título de cidadão manauense ao governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos. Em poucos minutos, a matéria já recebeu a assinatura de 26 dos 41 vereadores da casa.

O projeto deve entrar na pauta nos próximos dias para votação e a expectativa é que a honraria seja concedida até o início de abril. O pernambucano é um dos pré-candidatos à presidência da República que desponta no cenário nacional.

Ao justificar seu projeto, Elias Emanuel afirmou que Campos – ao assinar um termo com o Amazonas para instalar naquele Estado um entreposto para os produtos da Zona Franca de Manaus (ZFM) – presta relevantes serviços para a região. Em 2011, os secretários de Estado da Fazenda do Amazonas e Pernambuco assinaram um protocolo de ICMS nº 76, que trata de operações industriais entre as duas unidades federativas com a instalação do entreposto no município de Ipojuca, o único do Nordeste do Brasil e o terceiro do país, atrás somente dos entrepostos de Uberlândia, em Minas Gerais e de Rezende, no Rio de Janeiro.

“Quando a gente vive o tormento e ansiedade da expectativa da prorrogação da Zona Franca de Manaus (ZFM), o governador de Pernambuco nos traz um fôlego a mais, quando se colocou à disposição com a abertura desse entreposto”, disse o vereador Elias.

Em relação à preservação dos incentivos fiscais da ZFM, o parlamentar levantou, nesta terça-feira, a bandeira de luta em favor da manutenção deste modelo econômico, que deve ser constante em seus discursos na casa.