Primeiro ensaio

Marina Silva
Marina Silva

A MAIOR parte da mídia brasileira registrou e analisou a primeira exposição conjunta dos três candidatos à Presidência da República com maior pontuação nas pesquisas, no encontro promovido pela Associação dos Municípios Mineiros, em Belo Horizonte.

Foi um ensaio interessante, não apenas para os candidatos, mas para observar a própria mídia e como ela se relaciona com o universo da política. É até compreensível que muitas vezes embarque nos pratos prontos que lhe são oferecidos, mas a verdade é que muitas vezes, ao aceitar essa facilidade temática, coloca à sombra aspectos importantes do quadro político. E, ao mesmo tempo, pode acabar servindo de escada para cacoetes da cultura política vigente que ela mesma critica com grande propriedade vez ou outra.

Do encontro entre presidenciáveis, podem ser extraídos dois bons exemplos. O primeiro, a avaliação de que o debate foi “morno”. Há que tomar cuidado para não alimentar a velha ideia de que o debate entre candidatos é melhor quanto mais o clima for tenso, com provocações, pegadinhas, ataques mais incisivos. Talvez até com uma ou outra baixaria.

Afinal, não é isso que se espera da política? Um bom vale-tudo?

Seria interessante ir além da suposta mornidão e pensar se a democracia e o país não estariam mais bem servidos com uma nova cultura política, com menos performances midiáticas dos candidatos e mais atenção aos temas, preocupações e propostas de que seriam portadores. A estatura política elevada do debate deve ser o termo de referência adequado para julgá-lo, e não o contrário.

E isso não se mede pela virulência das críticas mútuas, mas pela sua pertinência e justeza. É preciso evitar a armadilha de incentivar o reducionismo de confrontos maniqueístas, de termos absolutos. É uma obrigação ética dos candidatos valorizar o que de bom foi feito antes, mesmo por oponentes, e aperfeiçoar e inovar a partir daí.

O segundo exemplo liga-se à ideia da “eleição plebiscitária”. Pode até ser uma expressão de forte apelo, mas é empobrecedora e autoritária. Esse primeiro ensaio de debate foi a primeira oportunidade para desconstruí-la, mostrando o equilíbrio e o desempenho reais presentes no debate, em lugar de dar curso ao entendimento de que as eleições já estão decididas entre apenas dois contendores. Infelizmente não foi o que aconteceu, pois o recorte analítico mais utilizado foi exatamente esse.

Há inúmeros fatores na agenda das eleições. Quem ganha e quem perde é apenas um deles, ainda que muito importante. O que faria diferença seria marcar este momento pela inflexão para uma nova cultura política. Não é simples lutar contra os estereótipos, mas seria uma enorme contribuição.

12 thoughts on “Primeiro ensaio

  1. Serafim, como canditado ao governo, meu voto é seu, mas como vice de alfredo, jamais voltará a ter meu voto.

  2. “Nós funcionários da Assembléia Legislativa do Estado, parabenizamos o BLOG DO SARAFA,por esse espaço concedido aos seus eleitores e admiradores. Neste espaço gostariamos que o melhor BLOG do Amazonas, publicasse à “Carta-Denúncia”, dos servidores da ALE ao Dr. Mirtil Fernandes do Ministério Público Estadual.
    Eis o texto:
    É bom lembrar que o Ipasea foi a falência. E que o Tribunal de Contas dos Municípios era chamado de “ TRIBULINS”. E que o ex-deputado Sebastião Nunes foi quem deflagrou a denúncia contra a maracutáia dessas duas instituições. Pois bem, o chefão que comandava as ditas instituições, é o mesmo que preside atulmente a Assembléia Legislativa do Amazonas.
    Aplaudimos o Ministério Público através do Promotor de Justiça Mirtil Fernandes, em matéria publicada no Jornal DIÁRIO DO AMAZONAS, do dia 06/05/2010, pela iniciativa de investigar as irregularidades no quantitativo de pessoas ocupando os cargos de comissionados da ALE.
    Falta com a verdade o Sr. Wander Mota ( também comissionado, mineiro) diretor geral da Casa, quando informa que a ALE só tem 862, comissionados enquanto que na folha aparecem 1.350. “É muito gafanhoto!”. Isso chama-se campanha eleitoral com o dinheiro do povo, já que essas pessoas são filhos de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores do interior e cabos eleitoras. Quanto aos estatutários, somos apenas 638, e o Sr. Diretor Wander Mota, diz que são 860, faltando de novo com a verdade. Na oportunidade gostariamos de apresentar outra denúncia, gravissíma, ao Dr. Mirtil Fernandes, que a construtora que construiu o prédio novo da ALE, e continua construindo outros complexos, pertence a um irmão do Presidente Belão, isto é, a grana fica toda no bolso dos Lins. Parece até reprise do filme “O PODEROSO CHEFÃO”. E o dinheiro do povo foge pelo ladrão.
    Ao encerrar resaltamos este fato inédito: que os estatutários, do qual faço parte a 35 anos vão entrar com mandado de segurança, contra uma Resolução criada única e exclusivamente para prejudicar-nos. Pois jamais ouviu-se falar que o Poder Legislativo Estadual fosse levado às barras da Justiça.

    Ass: Jackson Guimarães Filho

  3. Quando vejo o panorama politico desse país e especial da cidade de Manaus, fico imaginando o que será dessa população tão sofrida diante das poucas opções que temos no cenário brasileiro e mais gritante no local. As opções são quase irreais. Espero que pessoas como Marina Silva e Serafim Correa não se deixem ludibriar pelo desejo de poder e mantenham a integridade que tanto falta a maioria.

  4. Estimado Serafim Correa,saudações Amazônicas…Gostaria de saber sua opinião referente a gestào do PCdoB frente a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer-SEMESP em sua gestão(2005-2008).Haja vista o grande número de filiados que lotou esta Secretaria,aproximadamente 150,sem a devida formação e preparo para a mesma e que na maioria das vezes interferiram diretamente no trabalho dos professores de Educação Física que são efetivos da SEMED.Grato,Prof.Dr.Vanderlan Santos Mota-Profissional de Educação Física.

  5. Ola Sarafa,como vai?gosto muito de ler varios blogs entre eles esta o seu, que tem um bom conteudo para mostrar a população de Manaus,bem diferente de muitos outros que so atacam ao inves de ensinar e colaborara com a nossa cultura.

    tenho contatos e uma radio a disposição no alto solimoes com o renato pitanga não sei se o conhece,meu pai estou em manaus em busca de aprimorar o meu talento como reporter um abraço e boa sorte para 2010

  6. Parabéns pela sua nova aliança!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Estarei sempre junto com a minha família votando em você e em todos os seus aliados!!!!!!!!!!!!
    Ass Andresa sobrinha da Soraya Rafael Oliveira.
    Estou muito feliz….. vc merece esta vitória….

  7. Bom dia,

    Tenho uma forte admiração por você e por tudo o que você realizou enquanto prefeito de Manaus.
    Esperei ansiosamente pelo lançamento da sua candidatura ao Governo do Estado.
    Infelizmente minha ansiedade so não foi maior do que a minha decepção em vê-lo como vice do Alfredo Nascimento(cria do Negão que seguindo seu mestre nada fez por Manaus quando teve oportunidade).
    Sei que quem participa da politica faz alianças com Deus e com o Diabo, mas certas associações são apelativas e imorais.
    E o que mais me entristece é que nestas eleições meu voto vai ser mais uma vez nulo..

  8. Alguns momentos para reflexão, ser vice não era que seus eleitores querem. Li isso e um blog e são todas minha palavras.:

    “Desculpe Serafim, mas eu no seu lugar, com a sua densidade eleitoral e comandante político de um partido, jamais me furtaria a disputar estas eleições. Parece que o projeto “familiar” de eleger o seu filho ficou bem acima dos interesses das centenas de milhares de pessoas que acreditaram em você, aliás, mais uma vez!”

    Esta na hora de escrever algo sarafa, eu te peço.

    Um forte abraço.

    Kako

  9. Eu e minha família também votaremos em você!

    Nós, amazonenses, precisamos urgentemente de segurança!
    Manaus está abandonada, e fico imaginando em que situação está o interior em relação à segurança!
    Talvez o trânsito seja incumbência da prefeitura, mas se der para fazer o DETRAN sinalizar as ruas quando vocês assumirem, nós também agradeçeremos!

    Um abraço

  10. No pleito eleitoral de 2008,Serafim é candidato a reeleição para a Prefeitura de Manaus, e Amazonino candidato de oposição agora atual Prefeito de Manaus. Serafim antes você era contra o Negão, agora você está ligado a ele, porque? Será que o poder é mais importante para o homem do que sua palavra? Ainda é tempo de rever suas alianças. Reflexão: Um bitrem é composto por um cavalo, e dois vagões de carga, sendo que os vagões são puxados pelo cavalo, os vagões estão ligados uns aos outros e ao cavalo. Na politica funciona da mesma forma, Negão, “o cavalo”, Alfredo “Primeiro Vagão” e o segundo vagão é composto pelo candidato a vice-governador de Alfredo.

Comments are closed.