Do Blog do Josias de Souza:
Prefeito de Porto Alegre e presidente da Frente Nacional de Prefeitos, José Fortunati (PDT) perdeu a paciência com o governo federal. Prometeram-lhe R$ 424 milhões para obras de mobilidade social que realiza na cidade do coração de Dilma Rousseff. Há um mês, assinou o contrato com a Caixa Econômica Federal. Mas o Tesouro Nacional reteve o dinheiro.
Nesta sexta-feira (14), Fortunatti plugou-se à internet, subiu no caixote do Twitter e gritou: “É inadmissível a demora na liberação dos recursos…” Recordou que o contrato com a Caixa foi firmado em 14 de janeiro”. As empresas haviam se comprometido a “reforçar os canteiros de obras”.
Graças ao dique do Tesouro, prosseguiu Fortunati, as obras ganharam “ritmo de tartaruga”. Com o pavio já todo queimado, o prefeito autorizou seu secretário de Gestão, Urbano Schmitt, a viajar a Brasília, “acampando por lá até que os recursos sejam liberados.”
Fortunati insinua que a população da cidade em que Dilma passou a maior parte de sua vida adulta está no limite: “Ninguém mais aguenta passar pelas obras e verificar que elas não avançam.” Segundo ele, a prefeitura já desembolsou o que podia. “Agora dependemos da liberação do financiamento de R$ 420 milhões…”