Porto de Suape, o Brasil do futuro.

Por Eduardo Campos (*) :

O Brasil do futuro é um país feito de vitórias econômicas e sociais que caminham juntas, de forma integrada, com uma alimentando a outra. É exatamente desta forma que o Porto de Suape vem funcionando dentro do dia a dia pernambucano, impulsionando a economia do Estado e possibilitando saltos de qualidade na vida de muitas pessoas.

Em 2013, Suape quebrou diversos recordes de sua história. Nunca tantas toneladas de cargas passaram pelo porto. Mais que ressaltar a importância estratégica de Suape no comércio marítimo mundial, este dado reflete os grandes investimentos feito na infraestrutura do complexo, que aprimoraram ainda mais suas operações gerais.

Suape é um dos motores da economia pernambucana, gerando empregos e atraindo investimentos, não somente de empresas de outros estados como do exterior. Esta força se traduz não somente em recordes e dados técnicos, mas principalmente no impacto que causa nas vidas dos moradores de seu entorno. Em 2013, foram mais de 500 acordos com famílias de posseiros que ocupavam áreas de preservação ecológica e projetos de infraestrutura em oito comunidades da região, que possibilitarão uma vida mais digna para seus moradores.

Agora, em 2014, Suape deverá crescer ainda mais. O ano marcará o início da operação da Refinaria Abreu e Lima, e a inauguração de três novas empresas que, ainda no primeiro semestre, devem gerar mais de 700 empregos. Isso sem falar nos frutos da bem sucedida missão executiva na Alemanha e Reino Unido, que contou com a participação do governador Eduardo Campos para atrair investimentos estrangeiros ao Estado.

Suape é uma das maiores portas de abertura de Pernambuco e do Nordeste como um todo para o mundo. E a cada dia se firma mais não apenas como motivo de orgulho para cada morador do País, mas também como um dos principais cartões de visita do Brasil do século 21. Suape é uma amostra do Brasil que todos nós queremos, gerando renda e emprego, sem jamais deixar de lado seu caráter humano e sustentável.

(*) Governador de Pernambuco e Presidente Nacional do PSB.

Comentário meu: O Porto de Suape, integrado ao Entreposto de Ipojuca, será a nova porta de saída dos produtos da Zona Franca de Manaus e vai melhorar muito a competitividade do Polo Industrial de Manaus. Em março, o entreposto deve ser inaugurado.