Porto da Ceasa: Governo do Estado deve assumir a travessia em 24 meses

O governo do Estado deve assumir em até 24 meses o controle total das balsas que fazem a travessia Manaus-Careiro. A informação foi confirmada hoje (16) pelo diretor-superintendente da Sociedade de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH), Coronel Luis Gonzaga, durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado (ALEAM), convocada pelo deputado Marcelo Ramos (PSB-AM), que preside a Comissão de Transportes da Casa.

Atualmente, a SNPH já disponibilizou uma balsa para auxiliar no processo de travessia. Ela se soma a outras quatro pertencentes a dois empresários que já realizam o serviço há anos sem qualquer tipo de regulação. No entanto, uma portaria publicada no início do mês garantiu a regulamentação do serviço, estipulando horários fixos e uma tabela de preços pré-definida. De acordo com Marcelo Ramos (PSB-AM), as mudanças representam uma vitória.

“Esse serviço de travessia é feito por apenas dois empresários, que não tinham autorização legal para explorar esse trecho. Hoje a regulação já existe, e eles ganharam um contrato precário de 24 meses”. O parlamentar explicou que, durante este período, a SNPH pretende reformar balsas do governo. Elas serão deslocadas para o porto da Ceasa ao final do prazo dado aos empresários.

Porto da Ceasa

Na audiência também foi tratado o tema da obra do Porto da Ceasa, que deve ser concluída até o final do ano. A parte mecânica, que está sendo executada em um estaleiro, já está 70% concluída. Já a parte civil também está em adiantado processo de conclusão, de acordo com os representantes da SNPH, e da Ahimoc . O porto é um dos 15 beneficiados com o convênio entre o governo do Estado e o governo Federal. Segundo Marcelo Ramos, a comissão de transportes fará uma fiscalização na obra.