Os Vigilantes!

Por Marcelo Ramos:

Era abril de 2003, os vigilantes estavam em greve e, após muita luta, conquistado o tão sonhado Adicional de Risco de Vida, num acordo assinado no início da semana santa daquele ano.

Eu, advogado do Sindicato há época, fui almoçar com os diretores do Sindicato que era presidido pelo saudoso companheiro Walmir de Souza Oliveira. Naquele dia falamos da luta, comemoramos a vitória, mas o Walmir tinha uma obsessão. Apesar de ser quinta-feira santa, ele insistiu em sair do almoço para levar a homologação do acordo à DRT.  Insistimos para que ele fizesse isso na segunda. Não teve jeito. Ele abandonou o almoço e foi cuidar da homologação.

No início da noite da sexta-feira santa de 2003 (dia 19.04.2003), recebo uma ligação. Era a esposa do Walmir, ele acabava de ser covardemente assassinado com um tiro na cabeça, num crime até hoje não desvendado.

Não tivesse insistido em levar a homologação ainda na quinta, sua maior conquista não teria chegado à DRT pelas suas mãos.

A luta acabava com a vitória dos vigilantes que conquistaram o Risco de Vida, mas com a trágica perda do seu maior líder.

De lá pra cá passaram quase 10 anos. Perdemos o Walmir e eu não sou mais o advogado do Sindicato.

Essa foi a história que passou na minha cabeça quando a categoria entrou em greve e eu me vi, como em 2003, em cima do carro som falando para os vigilantes e depois sentado no computador do Sindicato escrevendo a ata da Assembleia realizada no Campo do Betanhão.

Vi nos olhos daqueles trabalhadores em greve, o brilho de esperança e de coragem que existia nos olhos do Walmir. Vi homens e mulheres lutando por uma vida mais digna para suas família. Vi o resgate de uma bela história de dedicação a uma causa.

Parabéns à luta de todos os trabalhadores e trabalhadoras vigilantes, cidadãos honestos, dedicados ao seu ofício, pais e mães de família responsáveis, mas acima de tudo lutadores e corajosos na defesa dos seus direitos.

A luta dos vigilantes em 2012 honrou a memória do companheiro Walmir.

(*) Marcelo Ramos é deputado estadual e vice-presidente do PSB-AM