Já lá se vão quarenta anos. Naquela época, os jogos universitários eram bastante disputados e a rivalidade entre as diversas faculdades era muito grande.
Na natação a grande disputa era entre Economia e Medicina.
A Medicina por conta de estudantes que tinham vindo de outras cidades e a Economia por conta da dupla Marcus e Juca, dois irmãos, que haviam praticado natação no Fluminense.
Eles dois, sozinhos, enfrentavam a equipe da Medicina. No revezamento, um começava, entravam dois nadadores razoáveis e o outro fechava. O primeiro abria a diferença e o último tirava qualquer diferença.
Certa feita, lá na piscina do Rio Negro numa noite de disputa a FAUD exigiu que cada equipe tivesse um técnico para constar na súmula. O Ozias Santiago era um abnegado e se dispôs a ser o técnico. Ele estava elegantemente vestido para ir a uma festa acompanhado da sua então namorada, hoje sua esposa, nossa colega Mariana Gorayebe.
Vencemos as provas.
O Ozias não sabia que a comemoração da vitória de uma equipe é jogar o técnico com roupa e tudo dentro da piscina. E foi o que Marcus, Juca e os demais atletas fizeram ao ser proclamado o resultado.
A Mariana da arquibancada se esgoelou:
“ELE NÃO SABE NADAR”.
E aí toda a equipe caiu na piscina para salvar o técnico do afogameto.
Muito boa essa, Serafim! Feliz Páscoa pra você e sua família.
Não que duvidasse da história, como conheço os irmãos economistas, liguei para um deles e confirmei os detalhes dessa história. Pura realidade.
Parabéns pela lembrança!