O Senador Aloisio Mercadante, do PT de São Paulo, e de tradicional família paulistana, deu vazão a todo o seu preconceito contra os nordestinos ao dizer que Ciro Gomes pegou o pau-de-arara na direção errada. Depois, achando que manda nos outros partidos, faz ameaças ao Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, Presidente Nacional do PSB.
Com amigos como esse e aquele que redigiu o discurso de Copenhague, a Ministra Dilma não vai precisar de adversários. Vai perder para os próprios companheiros.
Leia na íntegra a notícia retirada do site do Fernando Rodrigues, abaixo.
Mercadante sobre Ciro: “Ele pegou o pau de arara na direção errada”
É a típica situação de um paulista falando no Nordeste sem entender a conjuntura local –e exalando preconceito. O senador Aloizio Mercadante (PT-SP), líder do governo Lula no Senado, deu uma entrevista veiculada hoje (21.dez.2009) na Rádio Jornal, de Recife (PE). Em um trecho de sua fala, o petista disse que o melhor seria o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) ficar fora da disputa presidencial, optando por concorrer ao governo de São Paulo. Ao ponderar que não faz diferença o fato de Gomes ter feito carreira no Ceará, Mercadante fez a seguinte declaração:
“Dizem: ‘Ele não é de São Paulo’. Não. Ele nasceu em Pindamonhangaba [145 km a Nordeste de São Paulo], só que ele pegou o pau de arara na direção errada. Um monte de gente veio para São Paulo e ele foi para lá [Ceará]”.
Pode ter sido um ato falho, mas Mercadante falou de maneira depreciativa e preconceituosa sobre a saída da família de Ciro Gomes de São Paulo em direção ao Ceará. Esse foi o entendimento geral entre vários políticos pernambucanos ouvidos pelo blog. Ir do Nordeste para São Paulo é a “direção correta”. Ir de São Paulo para o Nordeste é ir na “direção errada”.
Antes de fazer a declaração sobre “o pau de arara na direção errada” de Ciro Gomes (aliás, um erro factual, pois o hoje deputado era uma criança e apenas acompanhou sua família que se mudou para o Nordeste), Mercadante também deu sua opinião sobre a disputa pelo governo de Pernambuco. Hoje, o governador local é Eduardo Campos, do PSB, um aliado de primeira hora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Campos quer disputar a reeleição. Para Mercadante, seria necessário haver um escambo na disputa pernambucana:
“O Eduardo Campos vai ter uma disputa muito difícil em Pernambuco. Muito importante. Qual é o fator que pode, seguramente, ser decisivo para a vitória dele? Lula. É o Lula na campanha dele. Olha, é ele na campanha da Dilma e o Lula na campanha dele. Eu acho que esse é o fator decisivo para ele se reeleger. O Lula em Pernambuco tem mais de 90% de apoio do povo. Então, é fundamental para ele na disputa… que é o apoio do Lula. Eu acho que, portanto, vai, sim, caminhar para um acordo nacional com o PSB”.
Ou seja, para ter o apoio de Lula em sua reeleição em Pernambuco, o governador Eduardo Campos teria necessariamente de apoiar a candidatura de Dilma Rousseff ao Palácio do Planalto. Ato contínuo, Campos -que é o presidente nacional do PSB- teria de eliminar a candidatura de Ciro Gomes a presidente. Pelo menos, esse é tom impositivo sugerido por Mercadante.
Essas declarações de Mercadante mostram como ainda haverá muitos solavancos na composição de coalizões regionais para 2010. E como às vezes falta ao PT sensibilidade para discutir suas alianças.
P.S.: ouvido pelo blog a respeito de suas declarações à Rádio Jornal, Mercadante disse: “Pegaram minhas frases e editaram. O que eu disse foi que o Ciro tem todo o direito de ser candidato, mas ele faz parte do nosso campo. Acho que deveríamos estar no mesmo palanque”. Sobre a frase “pau de arara na direção errada”, o petista explicou: “Não tenho preconceito. O que eu quis dizer foi direção contrária, não errada. Mais de 30 milhões de nordestinos vieram para o Sudeste. A família do Ciro fez o caminho oposto, contrário. Não há nenhum preconceito. Eu estava defendendo o direito dele [Ciro] de ser candidato ao governo de São Paulo”.
ESSE MERCADANTE SEMPRE FOI COLOCADO DE ESCANTEIO PELO PT. JÁ FEZ PAPEL DE BOBO DA CORTE VÁRIAS VEZES E AGORA ACHA QUE PODE DESDENHAR DOS NORDESTINOS.
TRÊS NOMES, DE PARTIDOS DISTINTOS E REGIÕES DIVERSAS, SERIAM DIGNOS DE SER CANDIDATOS A PRESIDENTE E CERTAMENTE INDICADOS SE NÃO FOSSE O OLHO GRANDE DOS PAULISTAS:
AÉCIO NEVES, CIRO GOMES E MARINA SILVA.
Caro SERAFIN ja faz algum tempo que estou denunciando os assaltos,roubos ,assassinatos e humilhação sofridos por brasileiros na Venezuela e nossas autoridades não fazem nada,só me resta pedir ajuda a imprensa para divulgar oque está acontecendo naquele pais onde quando escapamos dos assaltantes somos roubados pela propria policia de Hugo Chavez,é uma vergonha que tenhamos que ser humilhados por policias que desdenham brasileiros quando ja sofremos tanto na ditadura brasileira e queremos esquecer ,dia 21 de dezembro de 2009 foi assaltado um onibus que ia de Manaus em excursão para Margarita e levaram todos os pertences dos passageiros e mataram o motorista e o pior que isso ja é comum ja que os bandidos preferem carros de brasileiros pois sabem que a policia não faz nada quando se trata de brasileiros,veja na integra o que aconteceu,cole: http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=76959 é do jornal de hoje de Boa Vista.aqui está tambem alguns outros casos para quem deseja ir para o pais que odeia BRASILEIROS:AMAZONENSES QUE VÃO A MARGARITA CUIDADO.NÃO VÁ.Aproveito esse espaço para divulgar a violencia que está sendo cometida contra Brasileiros na Venezuela,no Brasil existem muitos policiais corruptos porem na venezuela são todos,100% mais os ladrões e marginais que se instalam nas estradas e na cidade de MARGARITA.O assalto ja começa na GRAN SABANA onde os policiais do exercito e guarda nacional saqueiam nossos pertences e alimentos,no resto das estradas somos humilhados pelos assaltantes que nos deixam somente com a roupa do corpo e quando escapamos deses ladrões e assaltantes caimos nas mãos dos terroristas que se dizem policias VENEZUELANOS que inventam infrações para nos extorquir,na fronteira Santa Elena de Uairen temos que pagar um imposto sobre o veiculo 500 reais que protege e cobre somentes aos Venezuelanos se voce bater algum carro deles,a mais nova ação dos delinquentes é a formação de uma falsa greve ou protesto onde tocam fogo em pneus e interditam as estradas e saqueiam voce e seu veiculo,é uma pena que nossas autoridades nada façam para nos defender ja que na VENEZUELA não podemos nem fazer ocorrencia policial nesse pais que deve ter o pior serviço de higiene(banheiros podres)e o povo mais mal educado,não troque dolar na rua pois vc vai cair no conto do vigário e se desconfiar eles te levam a grana com arma na tua cabeça com ajuda da policia que observa e depois pega a parte dela,digo isso por experiencia propria,ADEUS VENEZUELA,só nos resta a transpacifico para irmos ao Peru onde reina a democracia e não a ditadura de CHAVEZ.
MERCADANTE É O TÍPICO PAULISTA BABACA, METIDO, HIPÓCRITA , ARROGANTE E PREPOTENTE.
DILMA VAI PAGAR CARO POR ESSA CERCA DE GERUBEBA.