Hoje no julgamento pelo TSE do processo para definir o número de vagas que irão a disputa nas eleições deste ano ficou provado que o Brasil, realmente, é o país da piada pronta. A Constituição manda que as vagas sejam proporcionais à população e diz que no ano anterior às eleições o TSE fará os ajustes necessários.
O Ministro Relator Arnaldo Versiani que uma semana atrás era a favor dos ajustes mudou de opinião. Disse ele que o número de deputados deve ficar imutável definitivamente, independentemente da variação da população. Falou a Ministra Carmen Lúcia, o Ministro Aires Brito e o Ministro Ricardo Lewandoski. Este último lembrou que a Constituição manda fazer isso no ano anterior e que agora não havia mais nada a fazer.
Os ministros ficaram uns olhando para os outros e todos votaram para que ficasse tudo como está.
O que eles não disseram foi que desta vez não foi um advogado que perdeu o prazo. Foi o TSE que não fez o dever de casa. Foi a Justiça Eleitoral quem perdeu o prazo. Tem razão o Macaco Simão : o Brasil é o país da piada pronta.
Tá bom assim, já tem muitos paraquedistas!!!Pra quê mais?. A proporcionalidade da população Brasileira é um caso. Querer aumentar o número de Deputados é um desperdício nos cofres públicos. Poucos se salvam(fazem o seu dever), o resto só fica “brincando”de política e vemos o resultado disto:CORRUPÇÃO!
Ora Sarafa os culpados por toda essa kizumba são os proprios deputados constituintes que plantaram um monstrengo na Carta permitindo que um artigo fosso anulado pelo outro ou que no minimo desse margem para que o TSE interpretasse a norma pelo lado mais pratico ou seja deixar tudo como está.
Dias atras eu postei aqui que o poder dos estados que perderiam vagas era infinitamente maior dos que o dos estados que ganhariam vagas. Deu no que deu.
Agora cá prá nós Sarafa acho que todos ganhamos com essa decisão do TSE pois nem a Camara e muito menos a ALE/ Am mereciam esse aumento da bancada a julgar pelo nivel que hoje temos dos nossos representantes com rarissimas exceções.