Difícil nos dias de hoje, em tempos de escândalos envolvendo pessoas públicas encontrar casos de administrações que podem servir de referência. Mas existem. E tão perto que por vezes você não enxerga. É o caso do município do Careiro, localizado a 100 Km a Leste de Manaus, sob a batuta do goianiense Joel Lobo.
Em seu terceiro mandato, toca projetos simples que atendem as necessidades básicas da população do município. Mesmo com a seca recorde este ano, que deixou dezenas de municípios do Amazonas em estado de calamidade, idealizou e implantou o programa “Água para todos”, onde são instalados poços semi-artesianos, com profundidade de 22 a 28 metros, com tubulação de 4 polegadas, tanque e filtros. Tudo isso a um custo de R$ 2,5 mil a unidade, quando se vê casos de que um poço desses sairia por nada menos que quatro vezes mais. Não à toa o projeto está sendo copiado em outros municípios como o vizinho Autazes e o nem tão vizinho Iranduba.
Até aí tudo bem, e você deve pensar: mas com apoio do governo estadual fica tudo mais fácil. Ficaria se tivesse sido dado apoio. Com relações estremecidas com a gestão anterior, onde os recursos minguaram, a solução foi buscar apoio no governo federal. Por isso quando você chega no Careiro, você vê um cenário diferente de outros municípios. Primeiro que tem muitas obras, depois que em quase todas estas obras, a placa indica que é uma obra com recursos do governo federal e algumas de recursos próprios.
Não é difícil entender a linha de raciocínio de Joel Lobo. Ele diz com todas as letras e de forma categórica que prefeito que rouba a prefeitura é burro. Uma outra demonstração clara de que o interesse público está acima de qualquer outra coisa, quando chega aquela proposta indecorosa de propina, ele aponta uma solução simples: “não me pague propina, faça um desconto no valor que estás me propondo e você vence a licitação”.
Com certeza esta deveria ser a atitude de todo bom governante e deveria ser seguido por outros prefeitos, inclusive em Manaus, onde os problemas se agigantam e nada é feito senão por caminhos tortuosos e com poucos efeitos práticos.
Texto e foto: Robson Franco.
Todos sempre falam bem do prefeito Joel Lobo, que vem fazendo uma boa administração à frente daquele município. Invés de ficar colocando a culpa em A ou B, o prefeito se vira nos 30 e com toda certeza já ficou na história da cidade. Parabéns!