Um dos temas mais difíceis do mundo contemporâneo é o que fazer com o uso de drogas. Existem algumas comprovações bem estabelecidas sobre a questão. Se é verdade que sempre houve consumo de diferentes tipos de drogas em culturas muito diversas – embora não em todas -, não menos verdade é que ele no geral se deu em âmbito restrito e socialmente regulamentado, principalmente em cerimônias rituais. Não é esse o caso contemporâneo: o uso de drogas se disseminou em vários níveis da sociedade, com motivações hedonísticas; no mais das vezes, sem aprovação social, embora, dependendo da droga, haja certa leniência quanto aos usuários.
Trecho de “O desafio das drogas”, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, publicado originalmente no Blog do Noblat. Clique aqui para ler a íntegra do artigo. |
NESSES DIAS de novos e velhos escândalos na política aqui por Brasília, lembrei-me de um colóquio do psicanalista Ricardo Goldemberg, autor do excelente livro “Psicanálise e Política”, que acompanhei com pessoas participantes de um dentre os vários grupos de estudos de uma escola de psicanálise da cidade. Ao final de sua fala, talvez por estar no centro do poder, Goldemberg fez uma breve, mas muito relevante e significativa referência à diferença entre nosso “ethos” político ocidental e o dos asiáticos.
Trecho de “Culpa e vergonha”, da senadora Marina Silva, do PV do Acre. Clique aqui para ler a íntegra do artigo. |
Parece que o Nobre ex-presidente entrou para o clube “do samba de uma nota so'”. Temos Marina Silva no meio ambiente , Cristovam Buarque na Educacao e , agora , Fernando Henrique na quest~ao das drogas…
Um estadista como ele deveria estar disputando eleicoes ainda…
Mas o que fazer se sua impopularidade nao permite sequer uma aparicao no programa do partido?
uma pena!