Recebendo a missão de liderar a Igreja Católica no Amazonas, Dom Sérgio Eduardo Castriani, realizará neste sábado (23) sua primeira missa como Arcebispo de Manaus. Ocupando a vaga deixada por Dom Luiz Soares Viera, que renunciou ao cargo por motivo de idade, Dom Sérgio Castriani deve incluir em sua homilia assuntos polêmicos como a renúncia do Papa Bento 16 e pedofilia.
Na manhã desta sexta-feira (22) o novo Arcebispo conversou com a imprensa e destacou os desafios da missão. “A grande tarefa é chamar o povo para ouvir o que o evangelho tem a dizer”, ressaltou.
Paulista do interior, formado na Congregação do Espírito Santo foi conselheiro geral do Instituto e assessor da Pastoral da Juventude.
Dom Sérgio atuou como secretário do Regional Norte 1 da Conferência Nacional Dos Bispos do Brasil- CNBB (Norte do Amazonas e Roraima) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial por dois mandatos (2003 a 2011). Foi membro delegado pela CNBB da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, em Aparecida do Norte, em maio de 2007. Seu lema episcopal é “Habitou entre nós”.