Pela sua objetividade e clareza, reproduzo o artigo do jornalista Fernando Rodrigues hoje, na Folha de São Paulo:
BRASÍLIA – Ciro Gomes reapareceu ontem em Brasília. Reafirmou sua decisão de ser candidato a presidente. Lembrou a todos ter acertado com Lula uma avaliação do quadro no final de março.
O PSB, partido de Ciro, só tem a ganhar com a manutenção da candidatura própria a presidente. Terá mais chance de eleger governadores, senadores e deputados. Pode sair maior das urnas.
Os socialistas herdeiros de Miguel Arraes até poderiam abrir mão desse projeto. O enrosco é a falta de contrapartida. Na oração do PT, só há espaço para o “venha a nós”, e nada para o “vosso reino”. Tal como está formatada, a coalizão petista é um ativo tóxico para o PSB. Eis os detalhes da proposta lulista:
1) Sacrifício: Ciro Gomes desiste de disputar o Planalto. Apoia Dilma Rousseff. De quebra, o PSB aceita enfrentar calado a oposição do PT em alguns Estados;
2) Missão: o PSB despacha Ciro para São Paulo para perder a eleição para o Palácio dos Bandeirantes. Ex-candidato a presidente duas vezes, dono de mais de 10% nas pesquisas nacionais e o primeiro a aderir incondicionalmente a Lula no segundo turno de 2002, Ciro também teria de servir de boca de aluguel do PT: passaria a campanha vituperando contra o PSDB em solo paulista, pois os petistas de modos atucanados como Aloizio Mercadante, Marta Suplicy e Antonio Palocci fazem de tudo, menos se indispor com José Serra;
3) Prêmio: nenhum. O PSB fica de mãos abanando e se dando por feliz com ministérios de segunda classe e sem expressão política. Assim é o tipo de aliança oferecida pelo PT. É também um prenúncio da voracidade e da hegemonia petista a partir de 2011 se o grupo de Lula vencer a disputa em outubro.
Antonio Palocci não desistiu de ser candidato ao governo de São Paulo. Foi “desistido” por Lula.
Muito lúcido este artigo que é uma repetição de tudo o que vc Serafim vem dizendo há muito tempo aqui no seu Blog.
Espero sinceramente que o Ciro não caia na esparrela de aceitar essa imposição do PT e nos abandonar num momento em que entre tantos ele é o unico com discurso e experiencia de sobra para governar o país.
Acho tbem que vc Serafim deve manter sua candidatuta pois ele representa a vontade de mais de 400 mil eleitores que aguardam o seu retorno ao poder.
Na minha terra o nome desse acordo é ACORDO PACÚ .
O Pt que sempre foi, até mesmo dentro da esquerda, marcado como um dos partidos mais democráticos, torna-se o que pior pode haver na correlação de forças dentro de um campo aliado e dentro de um Governo. O nome da DILMA foi imposto por Lula de uma forma bruta. O pior de tudo é que nenhum aliado, fora o PSB, chamou e disse: Vem cá, tá bom que vcs querem ser o cabeça, mas nem o nome aceitam discutir? Tá certo que do PMDB, PTB, reculhamba e cia ltda ninguém pode esperar nd além do carguismo, mas PDT, PC do B?
O PT quer ser o pai de tds os outros e daqueles que fazem aceitar casamento arranjado em que vc só sabe com quem casou depois da lua de mel.
Rapá, desde quando que o Ciro precisa da autorização do Presidente Lula pra ser candidato? Vão dizer que quem manda no PSB é o Presidnete Lula? O Presidente já tem a candidata dele, agora os outros partidos lancem os seus também. A mesma coisa acontece no Amazonas. Eu não gosto do Braga e nunca votei nele, mas ele tá certo quando diz, por exemplo, que não tem coragem de pedir ao Omar Aziz para não se candidatar a governador. Ai o Alfredo, a oposição, o PT fazem “beicinho” pq o governador não sai do muro. O governador sabe que o Omar num vence as eleições, mas o rapaz acredita que vence, então dá corda pra ele se enforcar pow. O mesmo vai ocorrer com o Ciro. Deixa ele…
A política é um jogo de interesses, escrevi dois comentários mais nenhum foi aceito.
Obrigado, a verdade para todas as pessoas não é uma coisa que agrada……………
Sinceramente torço para que o Ciro mantenha a sua candidatura a Presidência.
Na entrevista de hoje, o Ciro mandou o Zé Dirceu pastar, pelas coisas que este falou em entrevista no Ceará.