RIO – A participação no debate de domingo da Folha/Rede TV! foi explorada pelos programas dos candidatos à Presidência, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), na TV nesta segunda-feira. Dilma e Serra também citaram os escândalos envolvendo as duas campanhas.
O programa de Dilma começou com uma mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparando o “Brasil que está dando certo e o Brasil que dava errado”.
Em seguida, foi comentada a participação da petista no debate citando temas como privatizações, combate ao tráfico de drogas e educação. Os escândalos também foram citados.
– Eu tenho compromisso em combater o nepotismo e qualquer tráfico de influência. No caso Erenice, a Polícia Federal abriu um inquérito e 16 pessoas já foram interrogadas. Nós temos uma diferença em relação ao Serra. Nós investigamos. O Serra esquece que a revista “Veja” disse que o senhor Paulo Vieira de Souza está envolvido na (operação da PF) “Castelo de Areia” e isso significa propina na obra mais importante, o Rodoanel – disse Dilma.
O programa lembrou ainda a denúncia de que Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto, foi acusado por líderes do PSDB de desviar R$ 4 milhões da campanha dos tucanos. E que Serra primeiro teria negado o sumiço do dinheiro e em seguida garantido que não conhecia Paulo Preto. O programa também cita reportagem do dia seguinte afirmando que Serra dizia conhecer Paulo Preto.
O programa de Serra também começou citando os escândalos do governo e comparando os dois candidatos.
– Genérico, coisa do Serra. Erenice, coisa da Dilma. Ficha Limpa, coisa pessoal do Serra. Escândalo, coisa pessoal da Dilma. Trezentos hospitais, Serra. Caos aéreo, Dilma. Seguro-desemprego, Serra. José Dirceu de volta, Dilma. Quem compara não tem dúvida. O melhor para o Brasil é Serra presidente – diz um ator.
Em seguida, o programa também selecionou trechos do debate em que Serra “mostrou mais preparo, equilíbrio e propostas”, diz o locutor. Foram intercalados trechos em que o tucano fala sobre temas como saúde, educação e privatizações e projetos para os deficientes físicos com as propostas dele caso seja eleito.