O Portal PODER360 que tem como diretor de redação Fernando Rodrigues e editor Tales Faria, dois dos mais premiados jornalista brasileiros, traz a matéria abaixo, Deve ter havido algum engano. Não é possível que a Defensoria Pública do Amazonas tendo custado ao povo amazonense R$ 65.814.147,30 no ano de 2016 tenha mantido apenas 2 defensores públicos cuidando do sistema prisional.Registrando ainda que em 2010 o custo da Defensoria foi R$ 27.743.803,10, o que significa dizer um crescimento de 137,22% para uma inflação no mesmo período de 50,72% (INPC).
Com a palavra a Defensoria Pública.
Amazonas tem só 2 defensores públicos para 10.409 detentos
Estado tem 5.635 presos provisórios
Haverá mutirão de defensores públicos
Por André Shalders:
O Amazonas tem 10.409 detentos, pelo menos 5.635 deles estão presos provisoriamente, segundo os dados mais recentes compilados pela Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Amazonas). Apenas 2 dos defensores públicos do Estado atendem a essa população carcerária.
Esses 2 profissionais são da área de execução penal. Precisam dar conta das demandas dos detentos, como pedir eventuais progressões de regime. As informações são do chefe da Defensoria Pública do Amazonas, Rafael Barbosa.
Haverá 1 mutirão de defensores públicos para analisar os casos de todos os presos do Estado nos próximos dias. Mais de 60 pessoas foram assassinadas em presídios do Amazonas só em 2017.
Os detalhes do funcionamento da força-tarefa de defensores públicos serão definidos em uma reunião em Brasília marcada para 4ª feira (18.jan), às 9h. Cerca de 40 defensores públicos de outros Estados devem ir ao Amazonas para o mutirão.
Além disso, 20 defensores amazonenses serão deslocados de outras áreas para atender a demanda dos processos de execução penal.
Participarão do encontro em Brasília os chefes das defensorias públicas dos Estados e representantes do Depen (Departamento Penitenciário Nacional).