Do site do TJAM:
Em solenidade no Plenário Desembargador Ataliba David Antonio, na sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o ministro do Supremo Tribunal Federal e vice-presidente do TSE, Marco Aurélio Mello, é homenageado pelo TRE amazonense com a outorga da Medalha do Mérito Eleitoral.
Em solenidade acompanhada por autoridades dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo do Estado do Amazonas, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio Mello, foi agraciado com a Medalha do Mérito Eleitoral, concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM) e Escola Judiciária Eleitoral (EJE/AM), na tarde desta sexta-feira (10) em Manaus.
O presidente do TRE amazonense, desembargador Flávio Pascarelli, abriu a sessão solene de outorga da Medalha, de sua propositura, ressaltando que a honraria foi instituída com a finalidade de homenagear personalidades ou entidades que tenham prestado relevantes serviços à Justiça Eleitoral.
Pascarelli, que também é diretor da Escola Superior de Magistratura do Amazonas (Esmam), agradeceu a presença das autoridades e declarou que se sentia honrado em poder prestar essa homenagem. “Entregamos essa comenda com muito orgulho, por todo o seu trabalho realizado na Justiça, tanto pelo STF quanto pelo TSE”, disse.
O diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Victor André Liuzzi Gomes, fez a entrega oficial da medalha. “Vossa Excelência recebe esta homenagem porque faz jus a ela, como referência que é para todos nós, em razão das suas posições independentes e corajosas”, afirmou.
Em seu discurso, o ministro Marco Aurélio Mello ressaltou o sentimento de gratificação pela homenagem e disse sentir-se em casa. “Cidadão amazonense que sou, ante a outorga da Assembleia Legislativa deste Estado, agradeço a Medalha do Mérito Eleitoral, que simboliza o que de mais elevado há no modo de ser generoso e fidalgo dos integrantes da Justiça Especializada local. A todos, a minha sincera gratidão e a certeza de que retorno a Brasília com estímulo insuplantável para prosseguir no que tenho como verdadeiro sacerdócio, a magistratura”, concluiu.
Autoridades presentes
Além de vários desembargadores, políticos, juristas, jornalistas, também estavam presentes a vice-presidente e corregedora regional Eleitoral do Amazonas, desembargadora Socorro Guedes Moura, e os juízes membros da Corte Eleitoral, Victor André Liuzzi Gomes (diretor da Escola Judiciária Eleitoral), Maria Lúcia Gomes de Souza, Francisco Carlos Gonçalves de Queiroz, e o procurador regional eleitoral, Ageu Florêncio da Cunha.
Na composição da mesa de honra estavam o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas(TJAM), desembargador Jorge Ari Moutinho da Costa; o vice-governador do Amazonas, José Melo, representando o governador Omar Aziz; o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PSD); o presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon), desembargador Aristóteles Lima Thury; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Cambpell Marques; o 1º vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Sildomar Abtibol; o corregedor geral do Ministério Público do Amazonas (MPE/AM) José Roque Nunes Marques; o presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE/AM), conselheiro Érico Desterro e Silva; e o representante da Defensoria Pública do Estado (DPE/AM), Luiz Carlos da Silva Sampaio.