Marina sinaliza que vai para o PV e será candidata

Os sinais emitidos pela Senadora Marina Silva em relação ao convite que recebeu para filiar-se ao PV, ser candidata à Presidente e assumir a bandeira do meio ambiente vão na direção de que deverá aceitar o desafio.

A movimentação dentro do PT na tentativa de evitar a saída do maior símbolo da causa ambiental atualmente no Brasil evidencia que a decisão de Marina já está tomada, principalmente pela frase pronunciada por ela no Acre dirigida a seus companheiros de trinta anos do PT: “Vocês não precisam me acompanhar.”

A principal preocupação do PT é que a candidatura da Senadora Marina quebra no meio a da Ministra Dilma e acaba com o desejo do Presidente Lula de fazer da eleição de 2010 um plebiscito entre quem aprova a sua administração, que no seu pensamento votaria Dilma e quem não aprova, que votaria Serra ou Aécio. A candidatura Marina desmonta isso, além do que o seu nome é muito mais identificado com o de Lula do que o nome da Ministra Dilma.

Quem faz a melhor cobertura sobre o assunto é o jornalista Altino Machado, no Blog do Altino. Clique aqui e leia mais.

9 thoughts on “Marina sinaliza que vai para o PV e será candidata

  1. Eu fico feliz em ouvir o nome, Marina Silva para uma possivel candidatura presidente Lula não foi ironico quando disse que o Brasil está preparado para eleger uma mulher.
    Realmente está na hora de colocar uma mulher no comando do país, todos esses anos homens conmandaram o país e nos decepicionou muito vamos colocar uma muçher do tipo Marina, Heloisa quem sabe. Amei.

  2. A Candidatura da Senadora Marina Silva nos dará o direito de sonhar um país melhor, uma reflexão melhor quanto ao futuro da Amazônia, não atrelado a Direita retrógrada que apóia o Presidente LULA – Sarney, Renan Calheiros e Collor de Melo. E servirá também para reflexão do Presidente, em que nos últimos anos abondonou companheiros de longas lutas – por exemplo em Manaus.

  3. mais uma heloisa, ninguem merece. deveria ter deixado o pt há mais tempo junto com a helena! Direita retrograda é a que apoia a loucura dessa ouvelha desgarrada. A direita do Serra (psdb e dem)deve estar feliz com esta igenua que vai ajudar ele a chegar ao governo ano que vem!! E ai eu quero é ver o que vai sobrar do PIM de Manaus??? se bem que este pim de nada serve, pois aqui nao existe distribuiçao de renda, tem a mais alta concentraçao de renda e desigualdade do Brasil. onde as pessoas mais dependem do bolsa familia do governo lula que como qualquer outro que estivesse no comando dependeria do pmdb se quer ter governabilidade. mas o problema é que até hoje a elite nao engoliu um operário no cargo maior da republica que continua velha!!! o fhc precisou do pmdb com sarney na presidencia do senado, mas somente agora o brasil resolveu descobrir quem é o sarney e o pmdb!!!

  4. Acho que estão enganados aqueles que pensam que Marina poderá ser mesmo eleita. Na minha opinião, uma possível e lamentável candidatura sua fará mais é fortalecer a candidatura Serra/Aécio. Ou seja, nossa brava senadora será usada como quinta-coluna para roubar votos da Dilma.

    Lamentável.

  5. Com todo respeito a senadora ela não tem capacidade de administrar o Brasil. Se fosse a Angola, Honduras ou a Jamaica tudo bem, mas o Brasil não. Ela arrasaria nossa economia como o Minc que conta com a safadeza lulal faz hoje.

  6. colo abaixo materia escrita por Julia Duailibi e Gustavo Uribe, da Agencia Estado, e lembro quem ainda nao conhece de acessar o movimento marina silva presidente pelo site marinasilvapresidente.ning.com

    “A eventual entrada de Marina Silva (PT-AC), ex-ministra do Meio Ambiente, na disputa presidencial de 2010 pode acabar com o caráter plebiscitário da eleição dando origem a uma “terceira via”, que certamente se beneficiará do desgaste da polarização entre PT e PSDB.

    Na avaliação de analistas políticos e parlamentares, a candidata Marina tende a empurrar a eleição para o segundo turno, trazendo o “imponderável” para a disputa, em razão, principalmente, de três fatores: é uma novidade eleitoral; tem boa imagem num momento em que o País assiste às denúncias no Congresso; e defende uma bandeira palatável a setores da classe média, o meio ambiente.

    Baseados na expressão “terceira via” – mas não no conceito desenvolvido pelo sociólogo inglês Anthony Giddens, que nos anos 90 pregou um caminho entre o neoliberalismo e a social-democracia excessivamente calcada do papel do Estado -, analistas veem mudança no xadrez político com Marina na disputa.

    “Ela traz o imponderável para a disputa. O crescimento dela é imprevisível. Além disso, ela tira a ?plebiscitação? do pleito e joga, sem dúvida, a eleição para o segundo turno”, avalia o senador José Agripino Maia (DEM-RN). A entrada de Marina na disputa também dá combustível aos entusiastas da candidatura do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) à Presidência. “Caminhar para uma eleição plebiscitária ficará mais difícil, e o quadro eleitoral será mais diverso. Há espaço para duas candidaturas que defendam o projeto do presidente Lula”, declarou o líder do PSB na Câmara, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF). Esse será o argumento usado pelos setores do PSB que são a favor da candidatura Ciro, na reunião de hoje com Lula.

    Teto Eleitoral

    Para Humberto Dantas, conselheiro do Movimento Voto Consciente, Marina “deve ser a alternativa para os descontentes com o governo Lula e com a oposição”. Carismática e com a trajetória em prol do meio ambiente, a ex-ministra deve obter mais de 10% dos votos em primeiro turno, estima Dantas. Entre os parlamentares, as estimativas iniciais ficam abaixo de 10% dos votos, embora muitos evitem arriscar em razão do “elemento surpresa” da candidatura. Marina levaria os votos dos “órfãos” da ex-senadora Heloisa Helena (PSOL)”, que pode concorrer ao Senado.

    “Ela vai carregar uma bandeira importante e pouco recorrente no universo político brasileiro, o meio ambiente”, disse José Paulo Martins, coordenador da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Marina provocará mudança no discurso de seus concorrentes – do lado tucano, os governadores José Serra (SP) ou Aécio Neves (MG), e do petista,a ministra Dilma Rousseff.

    Para Carlos Melo, do Instituto de Ensino e Pesquisa, a senadora colocará em pauta um “tema pouco caro aos virtuais candidatos à Presidência Dilma e Serra”. “Eles terão de tomar cuidado quando falarem sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e sobre o Rodoanel”, destaca Melo.”

    Fonte: Agência Estado

  7. Parece ser mais um nome, não acredito que será uma candidatura forte (será massacrada mais adiante) pode ser só mais uam barganha entre políticos do tipo “abro mão, mas quero cargos para o PV” ou ela está se lançando como fez o Lula anos atrás, só ganhou depois, na quarta eleição.

  8. O que fazer juridicamente para impedir que a prefeitura de Manaus suspenda o pagamento do vale-alimentaçao dos professores que cumprem 20h, e ordenar o pagamento dos professores de carga dobrada que desde o inicio do ano nao recebem, juntamente com os professores de sala de recursos e da Escola Andre Vidal que nao receberam este ano o adicional de Classe especial, pago corretamente nos anos anteriores. Gostaria de seu comentário, neste blog.

Comments are closed.