A senadora Marina Silva, que este final de semana esteve em Manaus participando de Encontro Ambiental promovido pela OAB nacional, já atingiu parte dos objetivos a que se propôs ao deixar o PT e filiar-se ao PV. O primeiro deles era exatamente colocar a agenda ambiental na pauta dos candidatos à Presidência.
Pois bem. As notícias de hoje dão conta de que o Governo estuda, às pressas, o lançamento de um PAC ambiental para dar um discurso sobre o tema à Ministra Dilma Roussef. De outro lado, o Governador Aécio Neves encarregou uma equipe de preparar o seu discurso sobre o meio ambiente.
Como se vê, a simples entrada dessa amazônida no jogo fez inserir o tema meio ambiente no debate nacional, o que não aconteceria se ela continuasse no PT, onde tinha assegurada a reeleição para uma cadeira no Senado da República.
Valeu Marina.
Aliás, sobre o assunto, veja o que diz a Miriam Leitão em seu Blog:
PAC Ambiental: confissão de que o governo nunca pensou nisso
O governo está confessando que nunca incluiu a questão ambiental no PAC. Confessa o que todos sabiam. Segundo o Globo de hoje, o presidente Lula assim que soube da saída da ministra Marina Silva do PT decidiu encomendar de emergência um PAC Ambiental.
Isso mostra que ele nunca acreditou nas iniciativas que alegava ter sobre o meio ambiente; mostra que o governo não entende mesmo do assunto, meio ambiente não pode ser um plano externo, à parte, tem que ser uma nova visão de desenvolvimento. Para fazer a sério o governo terá que arquivar várias obras do PAC que são agressivas ao meio ambiente e indutoras de desmatamento.
O objetivo do plano, como o Globo informa, é para que a ministra Dilma Roussef possa defendê-lo. A ministra entende de várias coisas, mas nada entende da questão climática e ambiental, ela não sabe nem por onde passa este tema. Isso ela mostrou ao longo dos últimos anos em que esteve no governo. Não dá para implantar na cabeça da ministra uma idéia da qual ela é inteiramente estrangeira.
Infelizmente vamos ver pessoas que vão querer usar do debate do meio ambiente para querer simplesmente aparecer. Não podemos enveredar nesse discurso burro e tacanho de um protecionismo ambiental em detrimento de melhor explorar nossas potencialidades naturais.
Como dizia o saudoso senador Gilberto Mestrinho que dizia ter lido a Bíblia e ver que Jesus veio salvar o homem, não o jacaré.
Marina seria ótima presidente se o Brasil fosse Honduras.
esta menina carregando esta cruz ambiental agora no pv, até parece que se ela ganhasse a eleiçao, a fauna e a flora devoraria a bancada ruralista!!! por que a miriam leitoa nao reclama da bancada ruralista liderada pela katia abreu do dem outra experiente ao estilo desta jornalista em terrorismo no brasil!!! o governo nao conta com a bancada ruralista, quem conta sao os demo-tucanos detentores da experiencia defendida por miriam. fhc era um exelplo de experiencia interplanetária!!! esta miriam nao tem condiçoes nem de economia domestica no seu lar!!! por que ela nao auxiliou o fhc a fazer o brasil ser o que é hoje antes do governo lula??? isto é mais uma marolinha, agora ambiental!!!