Nesta quarta-feira (13), o presidente da Comissão de Saúde (Comsau) da Câmara Municipal de Manaus, vereador Marcelo Serafim (PSB) e os vereadores Elias Emanuel (PSB) Hiran Nicolau (PSD) e Rosivaldo Cordovil (PTN), participaram da reinauguração da Unidade de Saúde Ambulatorial Balbina Mestrinho, na Zona Norte de Manaus, a convite do prefeito Artur Neto e do Secretário Municipal de Saúde (Semsa) Evandro Melo.
O vereador Marcelo Serafim e os parlamentares visitaram as dependências da Unidade de Saúde que fica no núcleo 03, bairro Cidade Nova 2 e na ocasião ele conversou com os profissionais da saúde para ouvir suas reivindicações. A farmacêutica Elizomaria Lima ficou contente com a presença do presidente da Comissão de Saúde da CMM na Unidade. “Precisamos do apoio do vereador Marcelo Serafim para ampliar o número de farmacêuticos nas Unidades de Saúde. Hoje antibióticos ou medicamentos controlados só podem ser liberados com o aval de um farmacêutico e é fundamental ter mais especialistas nesta área” disse Elizomaria. A reivindicação da farmacêutica é justa, pois atualmente conforme a Lei, o farmacêutico tem que trabalhar durante quatro horas diárias nas Unidades de Saúde. “A Balbina Mestrinho precisa de mais farmacêuticos, já que vai funcionar de segunda a sexta, das 7h da manhã até as 21h, e aos sábados das 7h até as 17h” lembrou a farmacêutica.
A reinauguração contou com a presença do prefeito Artur Neto e do Secretário Municipal de Saúde Evandro Melo. Na ocasião o vereador Marcelo Serafim parabenizou o prefeito e secretário por manterem a atual diretora da Unidade, Mônica Cohen, a frente dos trabalhos desta Unidade de Saúde. “Nossa meta e sempre priorizar a coletividade. Vamos lutar por um Sistema Único de Saúde (SUS) de qualidade para a nossa população. Vou estar vigilante, especialmente, sobre as questões relacionadas à saúde pública de nossa cidade. A população deve estar satisfeita com os serviços prestados” enfatizou o parlamentar. A Unidade de Saúde Ambulatorial Balbina Mestrinho tem entre os vários atendimentos para os pacientes, uma sala de triagem, outra de hematologia e faz a baciloscopia que é um exame realizado com o escarro do paciente suspeito de ser vítima de tuberculose, colhido em um potinho estéril. “A ideia é ter um laboratório central que venha a ser referência para os laboratórios distritais e o desta Unidade da Cidade Nova é o mais moderno e bem equipado para a realização dos exames” finalizou Marcelo Serafim.