No Amazonas estima-se que mais de quatro mil pessoas, entre portugueses e descendentes naturalizados contribuam para o desenvolvimento da região amazônica. O vereador Marcelo Serafim (PSB) apresentou à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Moção n˚ 0318/2015 de parabenização, pelo Dia de Portugal comemorado, anualmente, no dia 10 de junho, na pessoa do Cônsul Honorário de Portugal, José dos Santos Azevedo.
“No dia 10 de junho sempre há comemorações em todo o país, os festejos envolvem diversas cerimônias com exposições e concertos tanto no Brasil quanto em Portugal. Temos até o Conselho da Comunidade Portuguesa e Luso Brasileira do Amazonas dada a importância da contribuição cultural, histórica, na área da saúde e na culinária. ”, enfatizou Marcelo Serafim.
Exaltar a nação Portuguesa e seu maior poeta Luíz Vaz de Camões e as comunidades lusitanas é objetivo da celebração, aliás, a data marca a morte de Camões, em 1580, sendo também o dia dedicado ao Santo Anjo da Guarda de Portugal, considerado protetor do país. Todos os anos o presidente da República Portuguesa elege uma cidade para ser sede das comemorações oficiais. No Brasil, as celebrações são pertinentes por conta do vínculo histórico que existe entre os dois países.
De acordo com o parlamentar a homenagem na pessoa do Cônsul de Portugal no Amazonas, José dos Santos Azevedo é justa. “Quantas pessoas foram atendidas no tradicional Hospital Beneficente Portuguesa desde sua fundação e quantos eventos tradicionais de nossa cidade foram realizados no Luso Esporte Clube”, relembra o parlamentar.
Tradição familiar
Marcelo Serafim tem raízes portuguesas. Seu avô Armindo Esteves da Eira, nasceu na pequena freguesia portuguesa de Angeja, de origem humilde veio aimda jovem para Manaus ganhar a vida. Na cidade começou vendendo pães, depois, iniciou com seu irmão e amigos uma pequena empresa que mais tarde seria referência no ramo alimentício do Estado, a famosa fábrica Modelo, nos dias atuais, tocada por tios e primos do parlamentar.
“Meu querido avô era um homem simples, meus antepassados construíram uma história nesta terra que amo e fazemos parte desta bela história de lutas, glórias e de muito trabalho. Sinto orgulho por minha família, a exemplo, de tantas que contribuem para o desenvolvimento da cidade”, frisou Marcelo Serafim.
De acordo com o vereador, ele relembra a história de seu avô porque simboliza a de milhares de pessoas que construíram uma Manaus melhor. “Sei que nem tudo são flores, existem as mazelas das quais procuramos combater todos os dias. Sou consciente do importante papel que tenho para ajudar a construir uma cidade com mais qualidade de vida para a população e diariamente procuro fazer isso. No parlamento busco fiscalizar e também valorizar os preceitos ensinados por meus avós e meus pais, o da honra, da dignidade e do respeito ao próximo sempre. Principalmente com muito amor por nossa Manaus.”, disse.