Nesta segunda-feira (18) durante pronunciamento na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Marcelo Serafim (PSB) criticou duramente o Projeto de Lei nº 015/2011, de autoria da Senadora Vanessa Graziottin (PC do B) que trata da revalidação do diploma de médicos estrangeiros. Segundo o parlamentar, revalidar de forma ‘graciosa’ o diploma dos médicos estrangeiros não é a saída para o problema da falta de especialistas no interior do Estado. Marcelo Serafim defendeu, a criação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PPCS) para os profissionais da saúde no Amazonas.
“O plano possibilita a atração e fixação destes profissionais brasileiros nas Unidades Básicas da nossa região, tão carente de especialistas, principalmente, nas zonas rurais distantes da sede do município” destacou o parlamentar.
Marcelo Serafim que é presidente da Comissão de Saúde na CMM, propõs uma audiência pública em torno do assunto. Na semana passada ele participou de uma reunião com presidente do Sindicatos dos Médicos do Amazonas (Semeam), Mário Viana, que enfatizou a importância de realizar esta audiência. “É necessário ampliar o diálogo das entidades médicas e da categoria com a classe política do Estado, que precisa conhecer o cenário de atuação do profissional. Os médicos podem encaminhar informações sobre o assunto ao Simeam, para servir de subsídio para justificar a nãocontratação de médicos estrangeiros para o Amazonas que serão apresentados durante a audiência pública”, argumentou Viana.