A Prefeitura de Manaus mudou o seu sistema de Nota Fiscal Eletrônica e de abertura de empresas. Ao que consta comprou o sistema por alguns milhões de reais. Na prática, segundo contadores que me procuraram o que está acontecendo é o caos, onde nada funciona e onde ninguém sabe dizer como deve ser feito. Nem mesmo os funcionários da SEMEF que reclamam não terem sido treinados.
Não estou julgando aqui se o sistema é bom ou ruim, mas a verdade é que o sistema anterior funcionava muito bem e o atual complicou tudo. Podem ser várias as hipóteses, como por exemplo, o sistema ser bom, mas não ter havido o treinamento necessário para funcionários e usuários, mas o fato é que não funciona.
No mundo de hoje todos dependemos da informática e o setor público pode e deve utilizá-la para melhorar a vida das pessoas, mas em Manaus o que está acontecendo é o inverso, ou seja, a informática para infernizar a vida dos cidadãos.
Sofrem todos, mas principalmente os contadores que terminam passando por incompetentes já que não conseguem, nem ao menos, cadastrar uma empresa na Prefeitura.
Faço aqui este registro com votos de que a SEMEF supere o problema e o mais rápido possível.