O recadastramento biométrico em Manaus foi iniciado em novembro de 2014. A Presidente, Desembargadora Socorro Guedes, ao assumir o compromisso de realizar em Manaus o recadastramento em sua totalidade, para que as eleições de 2016 fossem feitas integralmente com identificação biométrica, além de, em concomitância, realizar a revisão em Autazes e Careiro, sabia que tinha pela frente um grande desafio, não hesitou em empunhar essa bandeira, por considerar que os eleitores manauaras merecem esta inovação.
Os poucos recursos disponíveis foram compensados pela dedicação abnegada dos colaboradores, a prontidão das instituições parceiras, que tiveram papel fundamental no sucesso desta empreitada, assim como o poder de mobilização de nosso povo, que atendeu o chamado da Justiça Eleitoral.
As parcerias com diversas instituições formaram um contingente de mais de 800 atendentes, entre servidores, estagiários e requisitados de outros órgãos, distribuídos em 11 postos, onde são realizados mais de 8 mil atendimentos diários.
O coroamento deste esforço conjunto é chegar ao número de um milhão de eleitores recadastrados, e saber que Manaus vai poder realizar, neste ano eleições totalmente biométricas. E para que a vitória esteja completa, ao verificar que a população continua atendendo ao chamado, demandando sobremaneira o sistema de agendamento, o TRE-AM prorrogou o encerramento do recadastramento biométrico para o dia 30 de março, de forma que todos os que buscarem a Justiça Eleitoral até essa data serão atendidos.