Os municípios brasileiros pagam um preço muito alto por conta de determinadas atitudes do Governo Federal que, como regra, colocam o Presidente Lula bem na foto e mandam a conta para as prefeituras pagar.
Lembram que no ano passado foi descoberto que a Receita Federal do Brasil estava segurando as restituições de imposto de renda?
Tão logo o fato foi tornado público o Presidente mandou que acelerassem as restituições. Àquela altura postei um comentário explicando o que estava por trás. É que as restituições são descontadas da arrecadação federal de Imposto de Renda e a Receita estava segurando exatamente para não diminuir os repasses do FPM e o FPE ( formados pela arrecadação de IR e IPI).
A ordem do Presidente foi cumprida em dezembro e a conta surge agora em janeiro para as prefeituras. Isto porque com as restituições, diminuiu a arrecadação líquida que é a base de cálculo dos dois Fundos e, por conseqüência, diminuiu também os repasses de FPM e FPE.
Ao mesmo tempo o Presidente Lula anunciou o aumento do salário mínimo para R$ 510,00 já a partir do dia 1º. Isso para as pequenas prefeituras tem forte impacto.
Resumo da ópera: O Presidente saiu bem na foto quando mandou acelerar as restituições e quando aumentou o salário mínimo. Já os prefeitos, principalmente dos municípios menores, por conta das duas medidas, viram diminuir as receitas e aumentar as despesas.
Ou seja, o Lula ficou bem na foto. Já os prefeitos…
Sarafa,
Chega do Lula. Ele não fez as reformas que o país precisava.
Sarafa eu seria o maior fã de todos no mundo do Lula se ele fizesse coisas simples mas que teriam um impacto imensurável na gestão da coisa pública. P. Ex. Se o Presidente enviasse ao Congresso uma PEC que modificaria a forma de indicação dos ministros do Supremo Tribunal Federal, Tribunais de Contas da Uniao e dos Estados, Procurador Geral de Justiça e outros.
São coisas simples mas a não interferencia de interesses políticos na condução desses orgaos fiscalizadores teria um impacto estrondoso (pro bem) na democracia pátria.
Dilma, nem morto.
E o que se esperar que o grande feito foi manter a politica economica dos governos anteriores????
Em outras palavras fazer milagre com o santo dos outros é muito fácil, pois é disso que esse governo vive.
É o Presidente, ou um manequim? Eis a questão… um trabalho para o detetive virtual. Vou mandar conferir no fantástico!!!
Observem que nem a Dilma nem o Presidente olham para a lente… Aí têm !!!!