O vereador Joaquim Lucena – PSB protocolou nesta sexta-feira (25) junto à presidência da Câmara Municipal o pedido de Impeachment para o prefeito Amazonino Mendes, em decorrência dos últimos acontecimentos, que culminaram com a discussão dele e uma moradora da Comunidade Santa Marta. A documentação foi Recebida pelo presidente Isaac Tayah (PTB) que, acompanhado dos procuradores da casa, disse examinar cuidadosamente para que na próxima sessão plenária fazer a leitura e encaminhar para votação. “Estamos fazendo o papel correto que é o de receber a denuncia seja de quem for o cidadão. O nosso papel é de fiscalizador, tenho certeza que estamos no caminho certo”, disse.
Para o vereador Joaquim Lucena, a conduta do prefeito não condiz com o cargo que ocupa, mostrando despreparo para a função. Segundo ele o prefeito não ofendeu apenas os paraenses, mas sim toda a população na medida em que feriu o direito de ir e vir. Lucena se apoiou no artigo 81 da Lei Orgânica do Município que diz que o prefeito será processado e julgado na medida em que proceder de modo incompatível com a dignidade e o decoro o cargo. Para o socialista a lei é clara e o prefeito agora tem de responder por seus atos. “A lei existe para ser cumprida, cabe agora ao prefeito responder por suas atitudes”, salientou.
O pedido de cassacão deve ser lido na segunda-feira, onde será preciso uma votação simples, metade dos votos dos vereadores para que assim seja dada entrada num processo que irá julgar o prefeito da cidade de Manaus.