Lições de amor e saudade

marceloramosSaudade e amor são sentimentos eternos, superam a ausência, a distância, o tempo e até a dor superam. Esta semana, ao ouvir uma música e reavivar as lembranças, chorei a saudade e o amor que sinto pelo meu pai.

Era dia 6 de outubro de 1985 saímos de casa para uma confraternização do Encontro de Casais com Cristo da Igreja Católica. Éramos, eu, meu pai, minha mãe e meus três irmãos. Infelizmente, uma de nós não voltou. Meu pai, então com 39 anos, sofreu um enfarto fulminante durante uma partida de futebol.

Naquele dia, com 12 anos, aprendi o significado da perda e da saudade, mas também aprendi a plenitude do que significa a palavra amor. Naquele dia aprendi que todo dia é dia de flores, que em todas as frases cabe um “eu te amo”, que todo toque pode levar carinho, que toda ação pode ser solidária.

Por tudo que a vida me deu, talvez até por força de todas as dificuldades que vivi com minha família, não me sinto no direito de revoltar-me pela perda prematura do meu pai, por não ter compartilhado com a ele minha aprovação no vestibular, a minha eleição de vereador, por não o ver “brincar de vovô com meu filho”.

Ao contrário, prefiro a cada dia agradecer a Deus os 12 anos de convivência que tive com ele, a família maravilhosa, unida, solidária, companheira, que ele construiu e deixou pra nós, a lição de vida através do exemplo de homem simples, nascido na zona rural de Parintins, que venceu na vida com esforço dedicação e honestidade.

Quando conto essa história, o faço para que filhos não percam a oportunidade de dar um abraço e dizer um “eu te amo” para seus pais, seus irmãos. Para que tenhamos certeza dos limites da vida e da ilimitada força do amor e da saudade. Só tem vergonha de abraçar, beijar e declarar seu amor que ainda não aprendeu o quanto é bom amar.

Num tempo em que a política parece voltar aos tempos da hereditariedade, com políticos elegendo filhos, esposas e irmãos, não devo o meu mandato ao meu pai, falecido há tanto tempo, mas devo a ele meu caráter, meus princípios, meus ideais, portando, a ele devo toda a minha vida pública. Espero sempre honrar a sua memória.

PS.Como hoje (15.04) estou participando de uma audiência pública sobre a questão ambiental na Câmara de Presidente Figueiredo, escrevo este artigo do gabinete do meu querido amigo Vereador Marcos Nascimento, a quem mando um abraço.

Marcelo Ramos é advogado e vereador pelo PSB. www.vereadormarceloramos.com.br

10 thoughts on “Lições de amor e saudade

  1. “Tudo isso acontecendo e eu aqui na praça dando milho aos pombos”…Faça-me um favor Vereador…Escolha do novo Presidente do TJAM,
    portos indo para o fundo do rio no interior, eleições acirradas nacional e regional, assuntos a mil… E o Senhor Vereador? “Tudo isso acontecendo e eu aqui na praça dando milhos aos pombos”…

  2. Pela pouca intimidade que tenho com você, sei que posso olhar como já fiz várias vezes, no fundo dos teus olhos e contemplar quão verdadeira é a tua amizade. Tu és daqueles amigos que fazemos questão de ir ao encontro e dar um fraterno abraço e sentir a recíproca da confiança e da força de uma amizade. Nós os órfão de pais heróis, estamos carentes de textos como esse, justamente porque a maioria dos amigos estão fechado em copas.
    Também devo ao meu pai, toda a educação básica e estrutural de homem. Com ele aprendí tudo que sou. Mas vamos lá… Receba um abraço fraterno e sinta-se amado pelas verdades compartilhadas.Continue assim e conte sempre com este amigo!

    Fraternalmente

  3. Sarafa, comente o fato de que o atual prefeito desativou a André Araujo, escola de referência criada em sua administração.

  4. Quero saudar o vereador Marcelo pelo seu momento de memória familiar, e desejar muita paz na sua jornada.
    Um abraço,
    Bruno França – UFAM

  5. Admiro você Marcelo Ramos, estamos tão pouco um perto do outro como distantes tambem….. outro dia queria te comprimentar em um almoço que participava mais fiquei com vergonha.
    fique com Deus.

  6. Caro Vereador:
    Tenho acompanhado sua trajetória como político, a sua postura de homem público que tanto tem nos feito acalentar a esperança que nem tudo está perdido.
    Leio seus artigos com freqüência, mas até hoje, nada demonstrou tanta nobreza quanto esse texto cujo título contém duas palavras mágicas( AMOR E SAUDADE) que quando presentes na vida de alguém deve ser motivo de grande contentamento.
    Marcelo, somente um grande HOMEM é capaz de amar, chorar, sentir saudades, “dizer eu te amo”. É exatamente por isso, que esse tipo de homem sabe respeitar, lutar, desafiar e não se curva diante das dificuldades.
    No momento que você se dispõe a falar sobre tais sentimentos, fica comprovado que você é um deles. Tenho certeza que seu pai se orgulharia muito de você se ainda estivesse entre nós.

  7. Amigo Marcelo, você é um guerreiro! que Deus te abençoe. Certamente seu pai esta orgulhoso de voce! abraços fraterno.

  8. MEU CARO MARCELO,
    TIVE ENORME EMOÇAO QUANDO LI SUA MENSAGEM SOBRE O ANIVERSÁRIO DE SEU PAI HUMBERTO LOBATO RODRIGUES . O CONHECI , COMO TAMBÉM, TIVE UMA CERTA CONVIVENCIA COM SEUS ANSCESTRAIS PATERNOS, QUE MUITO ME SENSIBILIZARAM PELO TRATO QUE SEMPRE TIVERAM ,NÀO SÓ PARA COMIGO MAS COM TANTOS OUTROS QUE RONDAVAM SEU CONVÍVIO.A PERSEVERANÇA E A RETIDÃO DE SEUS AVÓS PERMEARAM O CAMINHO DE SEU PAI, E O FEZ TRANSMITIR PARA OS SEUS DESCENDENTES O CAMINHO DO BEM. EMBORA ELE NÀO TENHA ACLARADO LARGAMETE SEU CAMINHO, POSTO QUE FOI PRECOCEMENTE, MUITO ME COMOVE LEMBRA-LO EM SUA PESSOA,NOS PRINCIPIOS E NA HONRADEZ DEIXADAS POR ELE DEIXADOS. PARA MAIS ME AVIVAR A SAUDOSA LEMBRANÇA, LEMBRO-ME DE SEU CAMINHAR E DA PALAVRA PAUSADA , HERDADOS GENETICAMENTE DO OUTRO SAUDOSO AMIGO “VELHO MANOEL” SEU AVÔ.QUE DEUS ABENÇOE SUA FAMILIA E QUE A OPORTUNIDADE QUE TENS DE HOMEM PÚBLICO LHE ENSEJE SEMPRE A HONRAR O NOME DE SEU AMADO PAI. DE CORAÇAO MARIO PAULAIN.

  9. Caro vereador é uma historia pra gente se espelhar, mas uma coisa que tu diz nesse discurso é certa: tu não deve o teu mandato ao teu pai ao teu irmão, como vem acontecendo hoje em manaus parece que os cargos politicos tão ficando entre familia… O senhor como advogado pode me tirar uma duvida, porque não pode proibir pessoas que apresentam programas de tv, a concorrer a cargos politicos, veja bem se elas querem fazer o bem para o povo não precisa ir pra tv pra fazer isso, pois o ano todo estaria fazendo campnha eleitoral. Analise a situação os vereadore, deputados estaduais e federais mais votados em nosso estado apresentavam programas na tv. Gostaria muito que o senhor comentasse esse meu comentario… se não puder mande ao menos pro meu email… um grande e parabens pelas ações que o senhor vem tomando na camara municipal.

Comments are closed.