Camila Campanerut, Do UOL Ciência e Saúde, em Brasília
O presidente Comissão de Meio Ambiente do Senado, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) anunciou na tarde desta terça-feira(31) que o relator do projeto do novo Código Florestal será o senador petista Jorge Viana (AC) – amigo de anos da ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (PV).
Rollemberg, que na semana passada, cogitou que ele próprio aceitaria a tarefa, argumentou que a escolha de Viana se deve a avaliação de que a “experiência” e “capacidade de dialogar” com vários setores o fez tomar a decisão pelo colega de parlamento, que é engenheiro florestal.
“Como presidente da comissão, eu tenho a prerrogativa de escolher o relator e, como presidente já tenho uma serie de atribuições e o senador Viana é um homem experiente, já foi governador duas vezes do Estado dele [Acre] e é conhecido pela capacidade de dialogar. E essa será a base do entendimento aqui na Casa”, justificou Rollemberg.
Viana já avisou que irá conversar desde o início com os colegas de partido na Câmara para que as alterações que irá propor no Senado não sejam descartadas e que o texto seja de consenso entre os parlamentares das duas Casas e que contemple as reivindicações tanto dos ambientalistas quanto dos ruralistas.
“Vou aproveitar o que já foi analisado pelo deputado Aldo [Rebelo (PCdoB-SP) – relator do projeto na Câmara]. Já há quatro ou cinco pontos que pretendemos mexer, vamos tentar um acordo o mais rápido possível”, disse o senador petista.
Ainda precisam ser definidos os relatores do código em outras duas comissões permanentes: Constituição e Justiça e Agricultura – também caberá aos presidentes de cada uma fazer a indicação, que não precisa ser referendada pelos demais integrantes da comissão.