Imobiliárias fazem ofensiva contra devolução de imóveis

Do RADAR ON LINE – VEJA , por Ernesto Neves:   

construcoes-sp-20130505-02-original
Distratos: entrave para o setor imobiliário

Depois da explosão de imóveis devolvidos, com 41 em cada 100 compras desfeitas, as construtoras preparam uma ofensiva contra o problema.

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) tem feito seminários para explicar a juízes, desembargadores e advogados o impacto que o distrato tem sobre o setor. O próximo será em Campinas, e terá a participação de 300 magistrados. A entidade também publica explicações no Linkedin de membros do judiciário.

A ideia é mostrar a diferença entre o consumidor que realmente não pode pagar para aquele que apenas desejava ter lucro com a revenda. Com a queda dos preços, esse grupo já não consegue mais repassar o imóvel adiante, e acaba desistindo do negócio.

O setor se considera injustiçado com a avalanche de decisões judiciais favoráveis aos desistentes. Só em 2015, as incorporadoras amargaram perdas de 5 bilhões de reais causadas por distratos.

Comentário meu: Esta nota refere-se à São Paulo. É a “nossa” bolha imobiliária explodindo. A mesma que explodiu nos Estados Unidos em 2009. Em Manaus começa a acontecer a mesma coisa.