Do Portal do Partido Socialista Brasileiro – PSB:
Principais desafios, problemas e oportunidades de desenvolvimento de cada Estado. Esse foi o tema do painel abordado pelos seis governadores eleitos e reeleitos do Partido Socialista Brasileiro (PSB), nesta terça-feira (7), em Brasília no seminário “Os desafios dos governos socialistas – Experiências estaduais bem sucedidas”.
Para o governador eleito da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), é preciso ter um conteúdo programático e dialogar com o povo brasileiro. “No meu governo vamos elaborar uma lógica de participação da população nas grandes diretrizes. Eu acredito que se construírmos experiências em diversas áreas sociais, políticas e econômicas passaremos a ser vistos como um grande partido da democracia participativa e socialista desse país. Tomarei as medidas necessárias para viabilizar o Estado e modernizar a máquina administrativa”, declarou.
De acordo com o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), a desigualdade regional deve ser um ponto prioritário da agenda. O socialista disse que o Brasil jamais será um país justo, enquanto persistirem as desigualdades sociais. “É necessário uma decisão firme do governo federal na elaboração de um projeto que pense o norte, nordeste, norte de Minas Gerais, norte do Espírito Santo com políticas tributárias diferenciadas. Uma política industrial que enxergue a carência de matéria prima e do mercado consumidor. Que o PSB possa de forma muito clara mostrar a sua diferença para o Brasil e se tornar cada vez mais a alternativa progressista desse País”, explicou.
Segundo o governador eleito, Renato Casagrande (PSB), é hora de consolidar a posição por um partido de esquerda que vai trabalhar com a camada da sociedade mais vulnerável e que tem compromisso com resultados.
“A transparência será uma grande aliada e queremos que a população acompanhe nossas ações governamentais”, afirmou o governador eleito do Amapá, Camilo Capiberibe (PSB).
Educação e Saúde
O governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), disse que avançará nas áreas da saúde, educação e infraestrutura. “O Piauí é um estado rico em potencialidades, mas que tem a menor renda per capita do Brasil. Temos que mudar essa realidade”, observou.
Cid Gomes afirmou, ainda, que é fundamental melhorar a educação e investir no processo de alfabetização das crianças.
Com relação a saúde, o governador disse que o Ceará terá, até o final de 2011, a melhor estrutura pública de saúde de todos os estados brasileiros.