No primeiro quadrimestre de 2013, a Delegacia Especializada de Apoio e Proteção à Criança e Adolescente (Deapca) registrou 432 casos de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes de Manaus e também do interior. Nesta estatística, segundo informou a titular da delegacia, a delegada Linda Gláucia, 51 meninas e 20 meninos vítimas são de idade pré-escolar, de zero a seis anos.
A informação foi divulgada nesta manhã, 17, durante audiência pública no auditório da Câmara Municipal de Manaus (CMM), promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e do Idoso, presidida pelo vereador Elias Emanuel (PSB). Além da delegada Linda Gláucia, participaram do debate a secretária municipal de Ação Social e Direitos Humanos, a primeira-dama do Município, Goreth Garcia, além dos vereadores Felipe Souza (PTN), co-autor da audiência; Joãozinho Miranda (PTN) e Dr. Ewerton (PSDB).
Elias reforçou a importância da discussão em torno de um assunto extremamente delicado, que é a violência sexual sofrida por crianças e adolescentes em tão tenra idade e que deixa marcas profundas na alma, podendo influenciar o comportamento futuro dessas vítimas.
A delegada Linda Gláucia chamou a atenção que muitos casos de violências sofridas por estas crianças têm cunho social, haja vista que a pouca oferta de creches públicas para que as mães possam deixar seus filhos para irem trabalhar, faz com que elas confiem seus filhos à parentes, padrastos, vizinhos ou até mesmo a estranhos, expondo essas crianças ao perigo. “Não é com muito prazer que falo dessas ocorrências, mas tem que ter políticas públicas para as crianças”, disse. Ela afirmou que encampa uma guerra na delegacia para acabar com a violência sexual intrafamiliar, haja vista que os maiores agressores são oriundos do seio familiar.
A primeira-dama Goreth Garcia ressaltou que os números que chegam à delegacia devem ser abaixo do real. Na última quarta-feira, ela encabeçou uma caminhada de enfrentamento à violência sexual infantil, inserido na campanha nacional de combate à exploração sexual infantil, que se comemora amanhã, 18 de maio.
Goreth aproveitou a oportunidade para informar que a Prefeitura de Manaus tem a meta de construir e entregar, até o final da gestão municipal, em 2016, 110 creches para atender crianças de zero a 3 anos de idade.
O conselheiro tutelar, Carlos Duarte, elogiou a iniciativa da Comissão da Infância da Câmara em defender a causa da criança e ao trabalho desenvolvido pelo vereador Elias Emanuel, que está se empenhando no tema.
Ao final da audiência, ficou acordado que os órgãos ligados à defesa dos direitos da criança deverão realizar uma campanha em nível executivo para conscientizar a população sobre esse tipo de crime e também deverá acontecer uma fiscalização em locais que induzem à exploração sexual infantil. As datas ainda serão marcadas.