Elias vai reunir permissionários e secretários novamente em maio

Vice-presidente da Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Elias Emanuel (PSB), anunciou para o dia 31 de maio uma nova audiência pública entre os permissionários do Mercado Municipal Adolpho Lisboa e os secretários municipais de Produção e Abastecimento (Sempab), Jefferson Praia e Extraordinária para a Requalificação do Centro de Manaus (Semex), Rafael Assayag, a ser realizada na Câmara.

Na tarde da última sexta-feira, dia 19, o vereador reuniu feirantes e os secretários na casa, numa audiência pública para discutir o processo de realocação dos permissionários no Mercado Adolpho Lisboa, após a sua inauguração.

No dia 2 de setembro deste ano, os 182 feirantes terão que desocupar a feira provisória, instalada em frente às obras de restauração do centenário mercado, onde será construída a estação de tratamento do Adolpho Lisboa. Neste período, eles ficarão parados e o que gerou preocupação entre eles.

Para resolver esse hiato, na reunião de sexta-feira, os feirantes apresentaram uma proposta à Prefeitura de Manaus para que seja criado um Fundo de Indenização em favor deles para este período em que ficarão sem trabalhar.

A construtora Biapó, responsável pelas obras do mercado se comprometeu em entregar o espaço revitalizado no dia 10 de outubro, para que os feirantes possam se instalar e organizar seus boxes para a inauguração oficial, marcada para o dia 24 do mesmo mês, data do aniversário da cidade de Manaus. Hoje, a construtora mantém mais de 80 trabalhadores no canteiro de obras, com trabalhos acelerados de forma a cumprir o cronograma. “O prefeito Arthur Neto está dando uma nova condução para o tema”, acrescentou o vereador.

A próxima audiência de 31 de maio, frisou Elias, será para os permissionários conhecerem o projeto final da obra do mercado, na parte interna, onde tomarão conhecimento sobre a disposição de seus boxes e toda a infraestrutura do local. “A grande dúvida é: vou voltar ao meu boxe? Será no mesmo lugar?”, queremos tranqüilizar-los.

Acompanhando a luta dos permissionários do Adolpho Lisboa, Elias Emanuel afirmou que conhece as ações dos feirantes desde antes do início da reforma do espaço. “O Mercado Municipal é uma página fundamental da nossa história”, finalizou o parlamentar.